ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Pós-Graduações

Pós-graduação em Educação Especial

Descrição

Esta formação impõe-se num mundo em que cada vez se afirma como mais forte a explosão de formas de diversidade; um significativo número de crianças e jovens, de entre as populações escolares de qualquer nível de ensino, apresenta insucesso nas aprendizagens, traduzido muitas vezes, a certa altura do percurso, numa forma mais gravosa – a da desistência e abandono.
Esta Pós-graduação propõe-se oferecer um nível aprofundado de conhecimentos na área e domínios específicos da Educação Especial e promover a capacidade de investigação educacional. O Curso tem a duração de 2 semestres letivos e está organizado segundo o regime de unidades de crédito.

Objetivos

  • Proporcionar acesso aos paradigmas, enquadramento legal e conceptual das medidas e recursos de apoio educativo contemporâneas na organização escolar atual;
  • Promover conhecimentos teórico-práticos no âmbito de problemáticas diversas de que derivam de NEE, especialmente problemas de cognição e motores;
  • Desenvolver competências em questões gerais e específicas do currículo, em avaliação-diagnóstico e definição de perfis de competências dos alunos com NEE, diferenciação das respostas educativas, organização e gestão das medidas e recursos educativos específicos e em metodologias específicas de ensino-aprendizagem e diversificação de estratégias;
  • Qualificar para o trabalho em equipa e para uma ação dinâmica nas escolas no sentido do favorecimento de práticas inclusivas.

Destinatários

Educadores e Professores dos diferentes níveis de ensino, psicólogos, educadores sociais, terapeutas.

Organização e Horário

2 Semestres com 60 unidades de crédito ECTS.

5ª e 6ª feiras das 17h00 às 22h00.
Sábados das 09h00 às 14h00.

Coordenação

Ana Gomes

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados e confere aos estudantes que tenham, pelo menos, cinco anos de serviço docente efetivo, a Especialização em Educação Especial, no Domínio Cognitivo e Motor.

Vagas

25

Plano de Estudos

Unidades curriculares Área científica Componente curricular Tipo Horas de trabalho ECTS
Total Contacto
1º Semestre
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações do Domínio Cognitivo CE Formação Específica na Área de Especialização Semestral 175 48 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8) 7
Perturbações da Aprendizagem Específicas CE Formação Específica na Área de Especialização Semestral 175 48 (T-20; TP-12; OT-6; TC-10) 7
Administração e Gestão da Educação Especial CE Formação Específica na Área de Especialização Semestral 100 30 (T-20; TP-10) 4
Currículo: Conceitos e Práticas CE Formação Geral em Ciências da Educação Semestral 100 30 (T-10; TP-15; OT-5) 4
Métodos e Técnicas em Investigação Educacional CE Formação Geral em Ciências da Educação Semestral 100 30 (T-12; TP-18) 4
Problemas Graves de Comportamento em Contexto Escolar CSC Formação Específica na Área de Especialização Semestral 100 30 (T-10; TP-15; OT-5) 4
2º Semestre
Modelos de Avaliação e Intervenção nas Perturbações Motoras CE Formação Específica na Área de Especialização Semestral 175 48 (T-18; TP-18; OT-4; TC- 8) 7
Perturbações Associadas CE Formação Específica na Área de Especialização Semestral 150 40 (T-14; TP-20; OT-6) 6
Comunicação Aumentativa e Alternativa CE Formação Específica na Área de Especialização Semestral 100 30 (T-10; TP-15; OT-5) 4
Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva CE Formação Específica na Área de Especialização Semestral 75 25 (T-6; TP-6; OT-4; TC-9) 3
Seminário de Projeto - Área de Problemas Cognitivos e Motores CE Formação Orientada para o Projeto Semestral 250 40 (S-30; OT-10) 10

 

Condições de acesso

Podem candidatar-se ao acesso:

  1. Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.o ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF;
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização da pós-graduação pelo órgão científico estatutariamente competente da ESEPF.

Condições de ingresso

Candidatos com formação em domínios da educação (educação especial, educação de infância, ensino básico e secundário, psicologia, reabilitação, educação social).

Calendário para apresentação de candidatura

Edital Candidatura Entrevistas Seriação Resultados Reclamação Matrículas

1ª Fase

Edital
13 de julho a 10 de setembro a combinar com o candidato 13 de setembro 14 de setembro 14 e 15 de setembro 15 a 22 de setembro

2ª Fase

Edital 11 a 30 de setembro a combinar com o candidato 6 de outubro 6 de outubro 6 a 10 de outubro 9 a 13 de outubro

3ª Fase

Edital 2 a 20 de outubro a combinar com o candidato 23 de outubro 24 de outubro 24 a 25 de outubro 24 a 27 de outubro

 

Critérios de seriação

Baixe aqui o ficheiro comprimido com o CV Modelo Europeu

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