ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
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Pós-Graduações

Pós-graduação em Intervenção em Dificuldades na Aprendizagem da Matemática

Área de Especialização em Organização e Desenvolvimento Curricular

Enquadramento e destinatários

O recente Decreto-Lei nº 91/2013, de 10 de julho, torna obrigatório o estudo acompanhado no 1º e no 2º Ciclos do EB, reforçando o que já determinava o Decreto-Lei nº 139/2012 de 5 de julho, na alínea b) do artº 20º, quando afirmava que na gestão do currículo dos ensinos básico e secundário assume particular importância ”a criação de condições necessárias, incluindo oferta de complemento de currículo, permitindo a todos os alunos colmatar dificuldades de aprendizagem e desenvolver as suas capacidades”. Assim, a necessidade de implementar medidas que promovam o sucesso escolar e que diminuam os fatores que levam à exclusão e ao abandono da escola obriga a que sejam detetadas as dificuldades na aprendizagem que os alunos manifestam e se proceda a uma intervenção adequada e eficaz. Por sua vez, o despacho normativo nº 24-A/2012, de 6 de dezembro, que regulamenta o âmbito da aplicação deste decreto-lei, refere a necessidade de elaboração de planos de acompanhamento pedagógico, como medida de promoção do sucesso escolar.

Pertinência

O Português e a Matemática são duas áreas curriculares estruturantes do desempenho escolar dos alunos e sobre as quais incidem a maioria das dificuldades de aprendizagem que são fortemente condicionantes das restantes aprendizagens. A exigência de uma intervenção eficaz, para além da identificação das dificuldades específicas de aprendizagem de cada criança, obriga à implementação de estratégias, bem como à criação de recursos criativos e motivadores em diversos suportes. Esta pós-graduação vem, pois, auxiliar os professores no diagnóstico, definição de estratégias, produção de recursos, intervenção e avaliação, de modo a promover um maior sucesso educativo no Português / Matemática. Paralelamente, vem contribuir para qualificar docentes que, em cada instituição, possam atender a estas necessidades de intervenção.

Uma formação orientada para a prática docente

Trata-se de uma formação orientada para a conceção de um trabalho de projeto, uma vez que, a partir da identificação de problemáticas, os formandos desenham um plano de acompanhamento pedagógico em que propõem estratégias diferenciadoras, sugerem atividades e produzem recursos capazes de fomentar o sucesso escolar dos alunos. A conceção deste plano, de caráter eminentemente teórico-prático, é apoiada pela orientação tutorial de um docente do curso.

Modalidades de formação e área de especialização

A formação é feita de forma modular, podendo cada módulo ser acreditado como formação contínua. Caso os professores pretendam inscrever-se em toda a oferta formativa da pós-graduação, obterão um Diploma de Estudos especializados em Organização e Desenvolvimento Curricular - Dificuldades na Aprendizagem da Matemática.

Critérios de Seleção

Curriculum vitae; Classificação final do curso; Experiência profissional.

Coordenação

Isabel Cláudia Nogueira e Rui Ramalho.

Organização

2 Semestres com 32 unidades de crédito - ECTS.

Local e horário

3ª e 5ª das 18h às 22h.

Diploma

A aprovação no Curso concede Diploma de Estudos Pós-graduados e confere aos estudantes que tenham, pelo menos, cinco anos de serviço docente efetivo, a Especialização em Organização e Desenvolvimento Curricular – Intervenção em Dificuldades na Aprendizagem da Matemática.

Candidaturas

Consulte aqui.

Vagas

Mínimo 15 – Máximo 30.

Plano de Estudos

COMPONENTE CURRICULAR

NOME DA UNIDADE CURRICULAR

DOCENTE(S)

TIPO

Horas de Contacto

CARGA HORÁRIA TOTAL

UNIDADES
DE
CRÉDITO

T.

T.P.

P.

OT.

O.

Formação
Específica na Área de Especialização

Domínios de aprendizagem da Matemática:

  • Números e Operações
  • Geometria e Medida
  • Organização e Tratamento de dados
  • Álgebra

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1ºS

8

16

 

8

 

100

4

 

1ºS

8

16

 

8

 

100

4

 

1ºS

8

16

 

8

 

100

4

 

2ªS

8

16

 

8

 

100

4

Resolução de problemas em Matemática

 

2ºS

 

16

8

8

 

100

4

60% das horas totais em Formação Específica na Área de Especialização

500

20

Formação Geral
 em Ciências da Educação

Dinamização de atividades de reforço e apoio ao estudo (a)

 

1ºS

8

16

 

8

 

75

3

Avaliação de Aprendizagens

 

2ºS

8

16

 

8

 

75

3

20% das horas totais em Formação Geral em Ciências da Educação

150

6

Formação Orientada para o Projeto

 Conceção de um plano de acompanhamento pedagógico (b)

 

2ºS

 

16

16

8

 

150

6

20% das horas totais em Formação Orientada para o Projeto

150

6

TOTAIS

800

32

(a) De acordo com o artigo 13º do Decreto- Lei nº 91/ 2013, de 10 de julho
(b) De acordo com os artigos 20º, 21º e 22º do despacho normativo nº24-A/2012, de 6 de dezembro

 

 

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