ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • v simpósio internacional v simpósio internacional
  • CANDIDATURAS 2019/20 CANDIDATURAS 2019/20
  • seminário seminário

Notícias

I Jornada Internacional de Divulgação de Ciência

12 de abr. | 10h00 - 13h00 | Auditório da ESEPF

A I Jornada Internacional de Divulgação de Ciência “Entre a Matemática e a Doença de Parkinson” terá como base uma das doenças que afetam um número significativo de pessoas em Portugal e no mundo.
Aproveitando o dia 11 de abril, em que é comemorado o Dia Mundial da Doença de Parkinson, iremos nesta jornada iluminar uma área onde, apesar de muitos avanços, o desconhecimento ainda domina. Mas mostraremos que existe uma pequena luz ao fundo do túnel. Carlos Marinho irá apresentar números preocupantes e esmagadores onde o especialista Tiago Fleming Outeiro irá justificar e responder a tudo, sobre doenças neurológicas que afetam milhões em todo o mundo. Utilizando apenas operações simples da matemática, chegámos a conclusões preocupantes e devastadoras. Os números são irrefutáveis, preocupantes e exigem ação.
A Doença de Parkinson afeta em Portugal cerca de 18,000 pessoas, com 1 a 2% das pessoas com mais de 65 anos a manifestarem este problema. Por seu lado, a Doença de Alzheimer apresenta números mais catastróficos, afeta atualmente cerca de 100,000 pessoas em Portugal, quase 4% das pessoas com mais de 65 anos, e cerca de 40% com mais de 85 anos. Em todo o mundo são muitos milhões. Figuras mundiais manifestaram estas doenças, os casos do Papa João Paulo II, o ator Michael J. Fox, Ronald Reagan, Yasser Arafat, Mohammad Ali, entre outros.
Que investigações temos em curso? Como é que um português está num dos principais dos centros de investigação destas doenças da europa e do mundo? Que caminho falta percorrer? O que foi já descoberto? Teremos uma cura nos próximos anos? Que fatores de risco estão na génese destas doenças? Como tratar estas doenças? Podemos evitá-las? A alimentação é um fator de risco? Os maus hábitos, como fumar terão influência decisiva no aparecimento destas patologias? O que fazer para minimizar estes flagelos?
Como referiu Michael J. Fox, “no momento em que percebi que tinha Parkinson e, que não o podia evitar, comecei a olhar para as coisas que poderia mudar, ajudando na melhoria da investigação da doença”.
Esta iniciativa pretende contribuir não só para esta procura e do conhecimento, mas também pela necessidade de o levar a todos, falando e explicando o que sabemos sobre estas doenças.

Comissão Científica
Adília Maria G. Marinho
Carlos Miguel Marinho
Margarida Quinta e Costa
Tiago Fleming Outeiro

Comissão Organizadora
Carlos Miguel Marinho (SPM)
Daniela Gonçalves (ESEPF; CEDH da UCP)
Isilda Monteiro (ESEPF; CEPESE)
Margarida Quinta e Costa (ESEPF)

Ação de curta duração (3h) – Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário

 

Veja aqui o programa completo

Inscrição gratuita mas obrigatória - on-line

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, 138-142, 4000-255 Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Política de Proteção de Dados | Eduroam | © ESEPF.2018