ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • Changemaker Changemaker
  • Oferta Formativa 2018 Oferta Formativa 2018

Notícias

Academia de Líderes Ubuntu Week

ESEPF, 9 a 13 de abril

 

O que é?

A Academia de Líderes Ubuntu Week, dinamizada pelo Instituto Padre António Vieira através das «Pontes Ubuntu», é um projeto de educação não-formal que visa a capacitação de jovens com elevado potencial de liderança. Com o objetivo de facilitar o crescimento individual, pretende-se promover competências humanas e técnicas que permitam o desenvolvimento de cada participante enquanto líder ao serviço da comunidade. Este projeto convida a uma viagem interior que desafiará a forma como cada um se vê a si mesmo e se relaciona com os outros, tornando-se capaz de lutar pela mudança que quer ver no mundo.

Para quem?

Este programa destina-se preferencialmente a grupos de jovens dos 15 aos 18 anos ou dos 18 aos 35 anos, com elevado potencial de liderança, provenientes de contextos vulneráveis e/ou com disponibilidade e interesse em trabalhar nos mesmos. O grupo do 1.º ano da Licenciatura em educação Social é constituído por 22 participantes, com disponibilidade total para participar nas sessões ao longo desta semana intensiva que decorre entre os dias 9 e 13 de abril de 2018.

Ubuntu e seu método

“Ubuntu” - palavra de origem sul-africana, condensa uma filosofia humanista e independente de qualquer país, cultura, religião ou afiliação política. Ubuntu significa “Eu sou, porque tu és”, ou seja, eu só posso ser pessoa através das outras pessoas. A palavra “Ubuntu” é, na verdade, uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se. Existe uma centralidade na pessoa e na sua singularidade mas, simultaneamente, assume-se o processo relacional que cada um é chamado a fazer: tornar-se pessoa. O método Ubuntu, assente na educação não formal e na promoção da Liderança Servidora, trabalha cinco competências centrais, que estão na base do processo de crescimento humano. Num primeiro nível, trabalhamos competências focadas no indivíduo, como o Autoconhecimento, a Autoconfiança e a Resiliência e, num segundo nível, as competências relacionais, como a Empatia e o Serviço.

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, 138-142, 4000-255 Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Eduroam | CV DeGóis DeGóis | © ESEPF.2017