ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • Candidaturas – prazos Candidaturas – prazos
  • Lançamento Saber & Educar 22 Lançamento Saber & Educar 22

Notícias

Apostar no Sucesso

Ciclo de formações

Brochura em pdf

Inscrição online

Âmbito

A proposta de plano de formação que se apresenta visa capacitar docentes e lideranças educacionais para uma intervenção pedagógica de maior sucesso nas Escolas e nos seus Agrupamentos. Pretende-se fomentar, simultaneamente, um maior alinhamento dos processos de implementação das medidas de política educativa - tal como aponta a Inspeção Geral da Educação e Ciência (IGEC) nas suas atividades de acompanhamento e de avaliação externa - e os objetivos comummente definidos em programas como o TEIP3 e em Contratos de Autonomia. As sessões propostas, gizadas a partir de metodologias ativas, desejam promover uma constante reflexão sobre as práticas dos participantes, tendo em vista uma efetiva melhoria da qualidade das aprendizagens e dos resultados escolares dos alunos.

Num tempo em que tanto se tem descurado a formação para o acompanhamento e monitorização, a relação pedagógica e as potencialidades do trabalho entre pares que ela despoleta pode, nesse particular, realizar uma tarefa educativa com grande significado; é aos educadores e professores de todos os níveis de ensino que cabe a maior fatia dessa ação educativa, visando a promoção do sucesso escolar de todos. O foco essencial será, portanto, aumentar a mobilização de docentes para mudança de práticas, potenciando a (re)configuração do processo de ensino com impacto na promoção do sucesso escolar.

Local das Sessões e Condições

Cada Agrupamento de Escolas pode solicitar a realização destas ações de formação nos seus espaços escolares em datas a definir com a E.S.E. de Paula Frassinetti. As condições de realização serão acordadas com as respetivos instituições.

Para os Agrupamentos de Escolas que desejarem, está prevista a realização destas mesmas ações de formação nas instalações da E.S.E. de Paula Frassinetti, no Porto, às quartas-feiras, das 17h00 às 20h, entre janeiro e julho de 2016. A inscrição nas ações de formação estão abertas online em www.esepf.pt a partir do dia 1 dezembro de 2015. Logo que esteja reunido o número mínimo de 15 inscritos, a ação de formação abrirá. A inscrição em cada ação de formação de 3h corresponderá a 15€/sessão.

Domínios Formativos

A criação de um referencial de capacitação/formação foca-se em 5 domínios principais: Relação Pedagógica, Gestão da Sala de Aula, Articulação e Supervisão Pedagógica, Monitorização e Avaliação e Liderança Educacional e Sucesso Escolar.

Modalidades de participação

Cada sessão é creditada pela E.S.E. de Paula Frassinetti como ação de formação de curta duração.

Ações de Formação (3h)

Designação da ação Domínio Docente
As Neurociências na Educação. Ensino e Aprendizagens Relação Pedagógica Júlio Sousa
Gestão de conflitos em contexto educativo Relação Pedagógica Ana Márcia
Fernandes
Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em matemática Gestão de sala de aula Rui Ramalho
Diferenciação pedagógica como estratégia promotora de sucesso em português Gestão de sala de aula Cristina Vieira
A Supervisão Pedagógica ao serviço da monitorização do processo de ensino Articulação e Supervisão Pedagógica Daniela Gonçalves
Avaliação formativa: tem a certeza? Monitorização e Avaliação João Gouveia
Metodologias MAIS SUCESSO: por uma nova organização escolar orientada para o sucesso Liderança Educacional para o Sucesso Escolar Luísa Moreira
Noções de coaching aplicadas às lideranças educacionais
Liderança Educacional para o Sucesso Escolar José Luís Gonçalves

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Eduroam | CV DeGóis DeGóis | © ESEPF.2017