ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • Baos Festas Baos Festas
  • Academia de Saberes Academia de Saberes

Notícias

Sessão Aberta da 3.ª edição do Mestrado em C.E. - Animação da Leitura

Seminário: “O papel dos contos na formação da criança

Mestre Maria Emília Traça

Seminário integrado no Trabalho de Projecto.

Neste seminário, será abordado o percurso que une o Conto Popular ao Conto para Crianças. Dar-se-á conta da investigação pluridisciplinar ligada ao conto, abordar-se-á o papel dos contos na formação da criança e procurar-se-á uma articulação com a prática pedagógica.

Dia/Hora

16 de janeiro de 2015 17h30/21h30.

Local

Sala B 305, Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti. Rua Gil Vicente 138-142, 400-255 Porto [Metro: Marquês]

Convidamos todos os interessados a participar neste seminário.

A entrada é livre mediante inscrição obrigatória on-line.

Seminários

(em atualização)

16.jan

O papel dos contos na formação da criança
Neste seminário, será abordado o percurso que une o Conto Popular ao Conto para Crianças. Dar-se-á conta da investigação pluridisciplinar ligada ao conto, abordar-se-á o papel dos contos na formação da criança e procurar-se-á uma articulação com a prática pedagógica.

Mestre Maria Emília Traça
Licenciada em Filologia Românica pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, com mestrado em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Foi muitos anos Docente de Português no 2.º Ciclo do Ensino Básico e também docente na Formação de Professores do Ensino Básico e Educadores de Infância, é também autora de manuais escolares de Português para o 2º EB e ainda do livro O fio da memória: do conto popular ao conto para crianças. Nele se defende a salvaguarda dos Contos Populares intimamente ligados à memória de um povo e a importância que os responsáveis educativos, nomeadamente os educadores e professores, assumem enquanto guardiões dessas memórias e contadores de histórias desses tempos e de hoje.

13.dez

Promoção da leitura: concetualizações, práticas e reflexões
Neste seminário, serão abordadas diferentes concetualizações sobre a aprendizagem da leitura e as suas implicações na prática educativa. Serão ainda apresentados programas de promoção da leitura, na educação pré-escolar e no 1.º CEB, bem como será criado um momento de reflexão sobre o papel que os agentes educativos desempenham na promoção da leitura.

Doutora Joana Cruz (Divisão de Educação e Formação da Câmara Municipal de Matosinhos)
Licenciada em Psicologia pela Universidade do Porto, com mestrado em Psicologia Escolar e doutoramento em Psicologia da Educação pela Universidade do Minho. Técnica Superior de Psicologia na Câmara Municipal de Matosinhos onde, para além da coordenação do projeto “A Ler Vamos...”, que se destina a promover as competências de literacia emergente, na educação pré-escolar, e a intervir nas dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita, no 1.º CEB, tem orientado estágios de Psicólogos em contexto escolar. Leciona na Universidade Lusíada do Porto disciplinas relacionadas com a Psicologia da Educação e do Desenvolvimento e tem igualmente desenvolvido investigações nas áreas do desenvolvimento da linguagem, da aprendizagem e promoção da leitura.

28.nov

Relação texto/imagem. Retórica visual
Neste Seminário, assumir-se-á que texto e imagem mantêm fortes relações sinérgicas e abordar-se-ão questões relativas à legibilidade do texto verbal e visual na transmissão de informação impressa. Partir-se-á da análise de diversas imagens tentando desmontar mecanismos de identificação e compreensão na sua leitura, caracterizando os processos retóricos na construção de informação conotativa e referenciando algumas das figuras de estilo mais usuais no discurso visual.

Doutor Gil Maia (CLUL)
Gil Maia é arquiteto, mestre em Graphic Design pela Central Saint Martins College of Art & Design de Londres e doutorado em Design de Comunicação pela FBAUP. Tem desenvolvido, nas últimas décadas, trabalho como designer gráfico e de produto em várias editoras e outras empresas nacionais. Entre 1984 e 2013, exerceu funções docentes na ESE do Politécnico do Porto na formação de Professores e Educadores de Infância, na área da Gramática da Comunicação Visual, do Design e da Ilustração. É membro integrado do CLUL (Centro de Linguística da Universidade de Lisboa).

08.nov

Da hermenêutica da narrativa ao desenvolvimento moral
Numa primeira parte, abordaremos a hermenêutica da narrativa segundo Paul Ricoeur, as suas dialéticas e a função dupla dos símbolos. Em seguida, verificaremos as ligações entre imaginação e moral; entre interpretação e avaliação e auto-interpretação e auto-avaliação.
Na segunda parte do seminário, exemplificamos as teorias ricoeurianas em contos de Sophia de Mello Breyner e a história de Alice no País das Maravilhas.

Doutora Maria Antónia Jardim (CLEPUL)
Doutorada em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, mestre em Literaturas Clássicas Comparadas pela Universidade Clássica de Lisboa e Pós- doutorada em Arte Terapia. Discípula de Paul Ricoeur, é especialista em estudos hermenêuticos e simbólicos. É Professora   universitária  com  Agregação em Psicologia da Arte e investigadora no CLEPUL. Orienta vários Cursos sobre Imaginário Onírico e Arte Terapia, em Portugal e no Brasil (Universidade  Federal de Pernambuco) e estágios de Raja Yoga na Índia e Oxford. Escritora e Pintora, publicou diversos livros académicos, sobre Hermenêutica, psicologia da arte e novas pedagogias.

17.out

Mobilizando a entrevista com adultos e crianças: questões teóricas e práticas

Doutora Gabriela de Pina Trevisan (ESE de Paula Frassinetti)
Mestre em Sociologia da Infância e doutorada em Estudos da Criança (especialidade de Sociologia da Infância) pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho. Docente da ESEPF, no departamento de Educação Social, leciona unidades de investigação em contextos educativos. As áreas principais de interesse centram-se no estudo das culturas infantis, cidadania e participação infantil e políticas públicas para a Infância.

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Eduroam | CV DeGóis DeGóis | © ESEPF.2017