ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • Pós-Graduação em Inovação Educacional Inclusiva Pós-Graduação em Inovação Educacional Inclusiva
  • Lançamento Saber & Educar 22 Lançamento Saber & Educar 22

Seminários Abertos - 2011

MAL ESEPF

Mestrado em Ciências da Educação
Especialização em Animação da Leitura

Seminários Integrados. 2ª edição do Mestrado em C.E. - Animação da Leitura

Auditório da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.

 

Próxima sessão

10.dez, 10h00 às 12h30

Fernanda Leopoldina Viana | Universidade do Minho

Apresentação de: O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.

 

Convidamos todos os interessados a participar nestes Seminários.

Entrada livre. Inscrição online obrigatória.

 

 

Programa dos Seminários

 

10.dez
10h00
Apresentação de: O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica. Um programa de intervenção para o 1.º Ciclo do Ensino Básico e Compreensão da leitura: dos modelos teóricos ao ensino explícito. Um programa de intervenção para o 2.º Ciclo do Ensino Básico.
  Doutora Fernanda Leopoldina Viana (Univ. do Minho)
  Psicóloga. Doutorada em Psicologia Escolar pela Universidade do Minho, em 1998. Professora Associada de nomeação definitiva no Instituto de Educação da Universidade do Minho. Tem coordenado vários projectos de investigação nas áreas do desenvolvimento da linguagem e da aprendizagem e promoção da leitura.
É membro da equipa do projecto Gulbenkian Casa da Leitura e do Conselho Científico do PNL. Foi membro da Comissão Nacional de Acompanhamento do PNEP – Programa Nacional para o Ensino do Português – 1.º Ciclo (2006-2010) e da Comissão de Certificação de Manuais Escolares de Língua Portuguesa (2009-2010) para o 3.º e 4.º anos de escolaridade.
É directora adjunta do Centro de Investigação em Estudos da Criança e integra a Comissão Directiva do Doutoramento em Estudos da Criança do Instituto de Educação da Universidade do Minho.
   
18.jun “Para uma modelização do ensino da escrita: modos de desenvolver literacias”
09h00 Doutora Luísa Álvares Pereira (Departamento de Didáctica e Tecnologia Educativa da Universidade de Aveiro)
  Professora auxiliar na Universidade de Aveiro, é na área do ensino-aprendizagem da língua e, em particular, da competência de escrita que tem vindo a desenvolver as suas actividades de investigação. Publicou perto de uma centena de artigos em revistas especializadas e tem uma dezena de livros publicados, dos quais destacamos Escrever com as crianças (Porto Editora, 2007), Para uma Didáctica Textual (Cifop, 2002) e Escrever em Português: Didácticas e Práticas (Asa, 2000).
   
27.mai "Literacia e inclusão digital – perspectivas de pais e professores do 1º CEB"
17h30 Doutora Maria Luísa Lebres Aires (Universidade Aberta)
  Doutorada em Ciências da Educação – Comunicação Educacional, tem vindo a desenvolver investigação na área das abordagens socioculturais da Comunicação e Mediação Educacional, das relações interpessoais em cenários educativos, bem como das metodologias qualitativas em Educação, no âmbito das quais se centram as suas publicações e a sua actividade docente. Desempenha actualmente as funções de directora da Delegação do Porto da Universidade Aberta, sendo ainda membro do Centro de  Estudos em Educação e Inovação da Universidade Aberta e colaboradora do Centro de Tecnologia, Arte e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto.
Tem desenvolvido, quer como colaboradora, quer ainda como investigadora responsável, diversos projectos de investigação, dos quais se destacam o projecto  "@prende.com – Comunidades, Aprendizagem e Comunicação Online" (2005-2006) e o projecto "Pensamento e Oralidade no Ensino Secundário: Estudo de caso" (2003-2004).
   
14.mai Literatura para a infância e ilustração
09h00 Doutora Ana Margarida Ramos (Universidade de Aveiro)
  Professora auxiliar do Departamento de Línguas e Culturas da Universidade de Aveiro, onde lecciona disciplinas da área da Literatura Portuguesa e da Literatura para a Infância, é doutorada em Literatura. Tem apresentado várias comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Integra a equipa responsável pelo projecto Gulbenkian – Casa da Leitura (www.casadaleitura.org) e é membro da comissão científica da revista Malasartes: Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude, com a qual colabora assiduamente. Integra, como investigadora, a equipa da Rede Temática de Investigação Ibérica «As Literaturas Infantis e Juvenis do Marco Ibérico» (www.usc.es/lijmi/). Publicou vários livros, dos quais se destacam As Portas do Cerco ou a viagem pelas fronteiras do romance, do tempo e da história (Principia, 1999), Percursos de Leitura na Obra de Sophia (Asa, 2003), Livros de Palmo e Meio – Reflexões sobre literatura para a infância (Caminho, 2007) e Os monstros na literatura de cordel portuguesa do século XVIII (Colibri/IELT, 2009).
   
30.abr Animação da Leitura – conceitos e estratégias”
09h00 Dr.ª Marta Martins (ESE Paula Frassinetti)
  Doutoranda na área das Metodologias do Ensino do Português, tem tido uma prática profissional fortemente orientada para as problemáticas da Leitura e da Literatura para a Infância e Juventude, ligadas aos cursos de formação de professores, em que se encontra a leccionar desde 1978. Tem colaborado também ao longo dos anos com várias instituições em programas de promoção e animação da leitura, sendo especialista convidada do Ministério da Cultura e da Fundação Calouste Gulbenkian.
   
01.abr Projectos de promoção da leitura na Biblioteca Municipal de Ílhavo
17h30 Dr.ª Inês Vila (Responsável pelo Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares e coordenadora da Rede de Bibliotecas de Ílhavo)
  A Biblioteca Municipal de Ílhavo (BMI) tem procurado desenvolver o gosto pela leitura desde a 1ª infância até ao chamado público sénior. Em Julho de 2007, a BMI obteve a aprovação, pela Fundação Calouste Gulbenkian, do projecto "Ler Para Crescer", cujo principal objectivo consistiu em promover e fomentar o gosto pelo livro e pela leitura desde a 1ª idade no Jardim-de-infância, na Biblioteca Municipal e em casa.
Para além deste projecto, a BMI tem vindo a desenvolver projectos continuados de promoção do livro e da leitura, dirigidos a públicos em idade escolar, como o "Baú de Histórias", o "Baú de Leituras Orientadas", a "Viagem à Casa dos Livros", entre outros.
Neste seminário, serão dadas a conhecer as motivações para a apresentação, implementação, desenvolvimento e funcionamento do projecto "Ler para Crescer", bem como algumas das estratégias, práticas e recursos utilizados ao longo deste projecto e de outros que têm sido desenvolvidos e implementados na BMI.
   
11.mar S(ab)er Biblioteca!
17h30 Doutor José António Saro (Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares)
  Doutorado na área das da Biblioteconomia pela Facultad de Traducción y Documentación da Universidade de Salamanca, tem-se dedicado às Ciências da Informação e Comunicação, tendo apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos nacionais e internacionais. Para além das funções que desempenha na Rede de Bibliotecas Escolares como Coordenador Interconcelhio, tem vindo a colaborar como Professor Auxiliar Convidado na Faculdade de Filosofia de Braga da Universidade Católica, na Universidade Portucalense e na Universidade Lusófona, em áreas temáticas da biblioteconomia, informação e documentação.

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Eduroam | CV DeGóis DeGóis | © ESEPF.2017