ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE PAULA FRASSINETTI
  • Baos Festas Baos Festas
  • Academia de Saberes Academia de Saberes

A Aula Aberta

Terça, 27 nov | 17h-18.30 | Auditório ESEPF

 

Destinatários

Mestrandos da àrea de Formação de Professores  (Perfil 3) e estudantes de pó-graduação em Educação Especial. Outros participantes até à lotação do auditório.

Enquadramento

Sobredotação é apenas um indicador de habilidade, não é garantia automática de sucesso. Em Portugal, a diferenciação pedagógica a proporcionar a alunos excecionais, está prevista no Despacho n.º 50/2005 de 9 de Novembro, art.º 5.º. Verifica-se no entanto que, no quotidiano das escolas, nem sempre as práticas são de qualidade. Tais estudantes têm de ser apoiados para desenvolverem maximamente os seus potenciais que não se desenvolvem e progridem sozinhos; é imperativo, estimulá-los e ajudá-los a realizar o seu potencial. Professores, pais, gestores, têm de se dinamizar para se alcançar no país um inequívoco assumir das questões relativas à motivação e estimulação destas crianças e jovens. A sociedade tem elevado interesse na sua educação. Nesta “Aula Aberta” teremos oportunidade de refletir sobre questões relativas à educação destes alunos, conduzidos por François Gagné (cientista da Universidade do Québec) e Zénita Guenther (Coordenadora científica do CEDET/ASPAT, Lavras, Brasil).

 

Françoys Gagné, Professor Honorário de Psicologia, na Université du Québec à Montréal, Canadá

Desde 1968 dedica-se à pesquisa básica buscando conceituar capacidade natural (Dotação), e desempenho superior (Talento). Faz Conferências e Palestras em todo o mundo; publica extensamente em Inglês e Francês; conduz pesquisa e orienta trabalhos acadêmicos em várias partes do mundo. Recebeu inúmeros prêmios e citações, como exemplos o “Melhor Artigo publicado em 2004” de Gifted Child Quarterly e “Distinguished Scholar Award” em 2006 por significante contribuição ao conhecimento em Educação para Dotados e Talentosos.

Zenita Cunha Guenther, BA; MA, Ph.D, University of Florida, psicóloga, professor inativo da UFMG, professor voluntário da UFLA

Exerce consultorias, conduz pesquisa, participa de cursos e eventos; autora de 20 livros e mais de cem artigos publicados. Fundou em 1993 o CEDET-MG (Centro para Desenvolvimento do Potencial e Talento), e ASPAT (Associação de Pais e Amigos para Apoio ao Talento); assume direção técnica e orientação de centros similares em vários lugares do Brasil. Membro do WGTC (Conselho Mundial para Crianças Dotadas e Talentosas), ECHA (Conselho Europeu para Alta Capacidade), membro honorário da ANEIS (Associação Nacional para Estudo e Intervenção na Sobredotação) e APCS, (Associação Portuguesa para Crianças Sobredotadas), Presidente Honorário do CONSBRAD (Conselho Brasileiro para Superdotação). Biografia publicada no “Who is Who in the World”, em 2006.

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Eduroam | CV DeGóis DeGóis | © ESEPF.2017