ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAO DE PAULA FRASSINETTI
  • Revista Saber & Educar Revista Saber & Educar
  • I Seminário Internacional de Educação Artística I Seminário Internacional de Educação Artística
  • Formação Contínua Formação Contínua

+ Educação em Lichinga

+ educação em Lichinga até 2015.

Em Lichinga até 2015

Educação: direito de cidadania

+ Educação em Lichinga é uma campanha de solidariedade que tem por objetivo enviar e manter anualmente, até 2015, 3 educadores e professores na cidade de Lichinga, uma das regiões mais pobres de Moçambique. Esta iniciativa visa contribuir para a concretização do apelo da Organização das Nações Unidas (ONU) - expresso nos “Objetivos do Desenvolvimento do Milénio” - no sentido de oferecer o ensino básico universal até 2015 a todas as crianças do mundo.

 

 

Amigos de Lichinga

A conta solidária tem o NIB – 00 350 44 2000 298 30 330 41.Todo o contributo será passível de dedução em IRS, mediante declaração da SEIVA.

Para mais informações: Tel: 225 573 427 – E-mail: lichinga2015@esepf.pt.

 

Sons e Imagens

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Presentes de Natal que ajudaram os meninos da 1ª classe a ter os materiais escolares e o mínimo de condições higiénicas para frequentar a sala de aula. Sempre que quiser acompanhar este projeto, poderá consultar a nossa página. Presentes de Natal.

Em janeiro de 2009 iniciou-se o projeto+ Educação em Lichinga até 2015 com as educadoras Noémia Pires e Mónica Andrade, ex-alunas da ESE de Paula Frassinetti, dando continuidade ao Pré-escolar. Com o início da 1.ª classe em janeiro de 2010, partiram mais três profissionais para assegurar a 1.ª e a 2.ª classes. Em julho partiram mais duas profissionais para substituírem as que lá se encontravam e em janeiro de 2011 partirão mais três profissionais para porem a funcionar a 1.ª, 2.ª e 3.ª classes.
Este Serviço de Voluntariado realiza-se por um período seis meses, desejando que se prolongue por um ano com mais vantagens para as crianças da Escolinha D. Luís Gonzaga, confiada às Irmãs Doroteias.
É um projeto que está a crescer como bem podem ver pelas fotografias incorporadas nesta página e é com satisfação que somos testemunhas de que com este Serviço vamos concretizando o Direito à Educação como um direito de cidadania. Aproveitamos a oportunidade para agradecer todos os contributos dados por pessoas individuais, organizações e empresas, na linha da responsabilidade social, que permitirão manter estas profissionais em Lichinga e manter vivo um trabalho que se iniciou a 2 de fevereiro de 2009 e prolongar-se-á até ao ano de 2015 e, se possível, para além deste período e até onde a generosidade de muitos doadores e voluntários nos permitir seguir.
Precisamos de concluir a construção de mais 5 salas, com as respetivas meses e cadeiras. Todos os donativos são dedutíveis no IRS. Na página encontrarão todas as indicações para contribuir.

 

Fotograma de 2009

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

 

Caminhada Porto - Gaia, realizada a 27 de Setembro de 2008. Fotos da caminhada.

Voluntariado em Lichinga, verão de 2008.

 

Patrocinadores Institucionais

Responsabilidade Social: as seguintes organizações assumiram a responsabilidade social como um valor, uma postura ética e uma estratégia empresarial, colaborando com o projeto de +Educação em Lichinga.

Grupo invictus Colégio do Sardão

 

Padrinhos

Campanha "Apadrinhe a Escola de Lichinga"

Inicialmente, o apadrinhamento constituiu uma modalidade de colaboração que permitiu a algumas crianças de Lichinga viverem com o mínimo de dignidade.

Agora, queremos alagar esta presença à distância e dar acesso à alimentação, à água potável, à educação base e a cuidados de saúde a todas as meninas e meninos da Escola de Lichinga. Os padrinhos e madrinhas tornam-se, deste modo, próximos de uma comunidade, tornando-se elementos ativos e participantes no seu desenvolvimento, em linha com o disposto pelas Nações Unidas ao fixar os Objetivos do Milénium.

Os «padrinhos» e «madrinhas» recebem cartas com fotografias que vão dando conta dos progressos da escola e das suas crianças. O valor dos apadrinhamentos é diversificado e sempre ajustável às possibilidades de quem pretende colaborar. Os interessados deverão contactar a Direção da Seiva ou através do Tel. 21 48 44 075.

Em dezembro de 2008, juntamente com patrocinadores institucionais, estas pessoas apadrinharam a Escola de Lichinga e o seu projeto de desenvolvimento:

  • Dr.ª Ana Sofia Ribeiro (aluna de Mestrado em Ed. Especial)
  • Dr.ª Maria Franco de Lemos Mocho
  • Eliana (aluna do 3º ano de Educação Social) e sua mãe
  • Dr.ª Maria dos Reis (Professora da ESEPF)
  • Doutora Maria Gorette Gaio – Diretora do ISLA – Leiria e a Dr.ª Maria Manuela Madeira

Junte-se a elas e outras que entretanto chegaram ou que fazem os seus donativos de forma anónima de modo a que a Escola de Lichinga cresça e faça crescer jovens capazes de fazer mais por si e pela sua comunidade.

 

Historial

Abril de 2009

Fevereiro de 2009

Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti: Rua Gil Vicente, Porto | Tel. +351 225 573 420/5 | facebook | Mapa do site | Eduroam | CV DeGóis DeGóis | © ESEPF.2017