Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
3° Semestre Didática da Língua e do Texto no 2. Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Conhecer as tipologias e as componentes da competência textual; Saber fundamentar as opções científicas e pedagógicas; Caraterizar e identificar as competências no processo de compreensão leitora; Saber planificar atividades que fomentem as competências de leitura e de escrita e de promoção da construção de textos de acordo com intencionalidade comunicativas; Aplicar os critérios de escolha de recursos didáticos em função do nível etário e do nível de escolaridade; Planificar atividades que fomentem a produção e o processo de compreensão leitora;

Conteúdos programáticos
1.Didática da Língua: 1.1. Programas e documentos orientadores do ensino da língua portuguesa. Articulação com a restante estrutura curricular. 2. Atividades e estratégias de aquisição e desenvolvimento da língua nas várias vertentes: fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas: 2.1.Seleção e adequação em função do nível etário e do nível de escolaridade. 3. A pedagogia do oral e da escrita: 3.1. Atividades, estratégias e recursos promotores da estruturação do discurso oral e do discurso escrito. 4. Didática do Texto: 4.1. Estratégias de promoção da competência leitora. 4.2. Do texto verbal ao texto multimodal. 4.3. Atividades e estratégias para a promoção da compreensão leitora. 4.4. Composição escrita: escrita informativa e escrita criativa. 5. Intervenção cientifico-pedagógica em contexto de ensino 5. 1.Planificação de unidades didáticas e atividades no 2 ciclo do Ensino Básico 5.2. Construção de instrumentos e materiais didáticos.

Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Promover-se-ão debates em sala de aula, visando a aplicação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento critico. Em trabalho autónomo, serão feitas as consultas bibliográficas e propor-se-ão tarefas de aplicação em tudo semelhantes às sujeitas a demonstração em contexto de sala de aula. As dúvidas na aplicação serão resolvidas em sala de aula. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos, bem como, o desenvolvimento das competências de Comunicação e Valores e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho Grupo (50%): escrito(25%) e oral (25%) / Trabalho Individual (50%): será de natureza escrita e de consulta (25%), com apres. oral (25%).

Bibliografia
FREITAS, M. J., ALVES, D., COSTA, T. (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa: ME/DGIDC. ISBN: 978-972-742-269-2. ME (2012). Metas curriculares Ensino Básico-Português. http://www.portugal.gov.pt/pt REIS, C. (coord.). (2009). Programa de Português do Ensino Básico. Lisboa: M.E.-DGIDC. Documento consultado em http://www.dgidc.min-edu.pt/ensinobasico/index.php?s=directorio&pid=11&ppid=3 em 19-09-2011. REIS, C., ADRAGAO, J.V. (1990). Didactica do Português. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN: 972-674-022-3. VIANA, F. L., RIBEIRO, I. et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Da teoria a pratica pedagógica. Coimbra: Almedina. ISBN: 978-972-40-4362-3. VIANA, F. L.; MARTINS, M. (2009). "Dos leitores que temos aos leitores que queremos." In Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Coimbra: Almedina. 9-41. 978-972-40-4011-0.