Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em educação especial
3° Semestre Expressões Artísticas em Educação Especial
Objetivos de aprendizagem
- Identificar a importância das Expressões Artísticas para o desenvolvimento de aspetos cognitivos e motores. - Identificar, compreender e caracterizar as múltiplas utilizações das diferentes expressões artísticas na Edução Especial. - Identificar um conjunto de técnicas bi e tridimensionais para aplicar em diferentes contextos de Educação Especial. - Conhecer e mobilizar os aspetos técnicos, sensíveis e expressivos de diversos materiais, suportes e instrumentos na execução de atividades no domínio da Educação Especial. - Desenvolver diferentes formas de trabalhar as Expressões Artísticas de acordo com diferentes NEE.

Conteúdos programáticos
1. A importância das expressões como linguagem artística e suas funções na Educação Especial. 2. As Expressões Artísticas como cognição e comunicação. 3. Formas e modos de representação: técnicas e materiais de expressão artística de acordo com diferentes NEE. 4. As Expressões Artísticas aplicadas a diferentes NEE.

Avaliação
As aulas são fundamentalmente teórico práticas onde se utiliza a conjunção do método ativo e expositivo, recorrendo a diversas estratégias nomeadamente: exposição de conteúdos, debates, visualização e discussão de trabalhos sobre as expressões artísticas utilizadas em diferentes casos de NEE. As metodologias utilizadas pressupõem o formando como sujeito ativo da sua formação complementada com a reflexão crítica. Avaliação: Será elaborado pelos estudantes um trabalho teórico-prático, realizado em grupo (100%).

Bibliografia
Freitas, K. (2007). Necessidades Educativas Especiais, Arte, Educação e Inclusão. Revista E-Curriculum. 2, 2, 24-37. ISSN: 18093876 Pain, S. & Jarreau, G. (1996). Teoria e técnica da arte-terapia - a compreensão do sujeito. Porto alegre: Artes Médicas. ISBN: 8573071575 Pain, S. (2009). Os fundamentos da arteterapia. Petrópolis: Editora vozes. ISBN:9788532638205 Tilstone, C. (2003). Promover a educação inclusiva. Coleção horizontes pedagógicos. Lisboa: Instituto Piaget. ISBN: 9727716539 Toscano, P. (2004). Investigación sobre arterapia en ninõs. In P. Toscano (Coord.), Arterapia: principios y ámbitos de aplicación (pp.127-152). Sevilla: Océano. ISBN: 8460931137