Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em educação especial
3° Semestre Envolvimento Parental em Educação
Objetivos de aprendizagem
-Perceber a importância do envolvimento parental na ação docente. -Ser capaz de analisar práticas diferenciadas de envolvimento parental. -Identificar estratégias de envolvimento parental adequadas ao contexto e realidade de cada criança.

Conteúdos programáticos
O envolvimento parental em Educação. 1 .Diferentes conceções sobre Envolvimento e Participação. 2. Finalidades das parcerias educativas. 3. Práticas de Envolvimento Parental. 3.1. Tipologias de envolvimento parental. 3.2. Estratégias de Envolvimento Parental. 4. O Associativismo Parental.

Avaliação
- Exposição teórica de conteúdos - Debate e análise de diferentes situações práticas - Análise de textos e documentos de suporte teórico-prático na área das Ciências da Educação - Trabalho individual Ponderação da avaliação: trabalho escrito - 70%; apresentação oral do trabalho realizado - 30% Realização de um trabalho escrito individual, a desenvolver em horas destinadas ao trabalho autónomo, sobre uma questão/problemática do dia-a-dia profissional que vá ao encontro das temáticas abordadas. Cada estudante deve fazer a apresentação oral e discussão do trabalho em contexto de sala de aula.

Bibliografia
Canário, R. (2008). Escola/ Família/ Comunidade para uma sociedade Educativa. In. Seminário Escola, Família, Comunidade. CNE (Org.).Lisboa. ISBN 978-972-8360-54-2 Cardona, M. J. (2008). Escola, família e comunidades: encontros e desencontros entre a escola e a família: o caso da educação de infância. Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação. Educação para o sucesso:políticas e actores (pp.246-253). Porto: SPCE/Livpsi. ISBN 978-989-8148-21-6. Delgado, P. (2008). A criança em risco e a relação escola-família. Protecção e Sucesso Educativo. Pedagogía Social, n.15, 113-122. ISSN 1989-9742 Mendel, M. (2007). Lugares para os pais na escola - local de desafios - parceria consciente. In Silva, P. (Org.). Escolas, famílias e lares: um caleidoscópio de olhares (pp.201- 210). Porto: Profidições. ISBN 978-972-8562-46-5 Sarmento, T. & Sousa, M. (2009-2010). Escola - Família - Comunidade: uma relação para o sucesso educativo. Gestão e Desenvolvimento, 17-18, 141-156. ISSN 0872-556X