Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
5° Semestre Iniciação à Prática Profissional III
Objetivos de aprendizagem
Compreender a estrutura e funcionamento das Escolas do 2 ciclo do Ensino Básico, conhecendo os órgãos de gestão e administração dos estabelecimentos públicos do 2 ciclo do Ensino Básico; Identificar as competências de cada um destes órgãos e reconhece a importância dos instrumentos que sustentam a autonomia das escolas: projeto educativo; regulamento interno; plano anual de atividades; orçamento, relatório anual de atividades, conta de gerência e relatório de autoavaliação; Conhecer as competências gerais do aluno à saída da educação básica; Conhecer as competências específicas das áreas disciplinares integradas na observação desenvolvida ao nível do IPPII; Saber selecionar e aplicar instrumentos de recolha de informação para, numa ótica formativa, caracterizar os alunos e os contextos educativos; Consciencializar e avaliar a sua orientação profissional.

Conteúdos programáticos
1.Perfil geral de desempenho do professor do ensino básico: 1.1. Dimensão profissional, social e ética 1.2. Dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem 1.3. Dimensão de participação na escola e de relação com a comunidade 1.4. Dimensão de desempenho profissional ao longo da vida 2. Perfil de competências do professor do 2 ciclo: 2.1. Competências transversais dos professores do 2 Ciclo 2.2. Perfil de competências do professor do 2 ciclo 3. Observação em contextos educativos: 3.1. 2 Ciclo do Ensino Básico: características e especificidades do contexto educativo.

Avaliação
A UC está estruturada em função de 2 seminários que contextualizam as observações a realizar ao longo do semestre, de modo a que melhor entendam as suas especificidades e o que lhes é solicitado. Os seminários servirão ainda para orientar quanto a objetos e instrumentos de observação. Os estudantes deverão selecionar e construir instrumentos de recolha de dados, de modo a que possam obter informações que lhes permitam proceder à caracterização do perfil de competências transversais e específicas do 2 CEB. A realização de seminários de apoio à IPP, bem como as horas previstas para orientação tutorial, servirão para contextualizar cada valência educativa, orientar a observação dos estudantes nas diferentes realidades e proporcionar, com o supervisor responsável, um processo reflexivo de desenvolvimento pessoal e profissional. O relatório (100%) a produzir obedece a uma estrutura partilhada nos seminários e trabalhada nas Orientações Tutoriais e será entregue, individualmente.

Bibliografia
Perrenoud, Philippe (2000), 10 Novas Competências para Ensinar, Porto Alegre, Artmed Editora. ISBN:85-7307-637-2 Decreto-Lei n 240/2001 de 30 de Agosto de 2001. Ministério da Educação, Direcção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular (DGIDC), Currículo Nacional do Ensino Básico, Competências Essenciais. Decreto-Lei n 75/2008 de 22 de Abril. DAMAS, Maria Joaquina, (1985), Observar para avaliar, Coimbra, Almedina. ISBN: 9456839486950