Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Pós-Graduação em Educação Especial
2° Semestre Tecnologias da Informação e Comunicação em Contextos de Educação Inclusiva
Objetivos de aprendizagem
Pretende-se que o estudante: Conheça recursos tecnológicos, software e hardware, de apoio às nee; Selecione e utilize recursos tecnológicos de acordo com as necessidades da criança e dos objetivos definidos pelo profissional para a intervenção; Crie sentido crítico e criativo sobre os recursos tecnológicos;

Conteúdos programáticos
Tecnologia Educativa: conceito e perspectivas teóricas Investigar em Tecnologia Educativa A tecnologia na Intervenção Precoce Recursos abertos e flexiveis Materiais tecnológicos: para além do computador

Avaliação
As metodologias usadas pretendem valorizar a reflexão individual aprofundada das temáticas abordadas na unidade curricular, fazendo a articulação com o percurso pessoal e profissional dos estudantes, as suas vivências no terreno educativo e expetativas para o futuro. Pretende-se ainda criar momentos de reflexão em grupo. A distribuição da tipologia das horas reflete a vertente construtiva da avaliação que envolve quer professores quer alunos. Tendo em conta que a uc proporcionará o contato com recursos efetivos, espera-se que estes sejam experimentados de forma muito concreta em contexto educativo. Avaliação: a) Atividade individual ou em pequenos grupos Planificação de uma atividade para um contexto específico de nee utilizando um ou mais recursos tecnológicos. b) Presença, assiduidade, participação nas sessões presenciais e envolvimento no trabalho.

Bibliografia
Heredero, E. S. (2014). Tecnologías de la información y comunicación TIC en educación especia. Madrid: UAH Hill, B. A. (2014). Breaking Through: Using Educational Technology for Children with Special Needs. Nova Iorque: Square One Publishers Nuttall, J. R., Nuttall, L. (2013). Dyslexia and the iPad: Overcoming Dyslexia with Technology. Edição Amazon.