Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Pós-Graduação em Educação Especial
2° Semestre Seminário de Projeto - Área de Problemas Cognitivos e Motores
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer as diferentes fases de organização de um trabalho científico Dominar a utilização de métodos e técnicas de recolha de dados (entrevistas, inquéritos por questionário, observação, ?) Dominar a utilização de métodos e técnicas de tratamento de dados (qualitativos e quantitativos) Realizar pesquisa sobre temáticas da área da educação especial

Conteúdos programáticos
1. Estrutura de um projeto de investigação 2 Construção de instrumentos para a caraterização da realidade pedagógica 3. Aplicação da técnica da entrevista 4. Aplicação do inquérito por questionário 5. A análise de dados 6. A apresentação e discussão de um projeto

Avaliação
Serão essencialmente criados espaços de trabalho prático de modo a experienciar os vários momentos do trabalho de investigação. Os estudantes têm acompanhamento tutorial individualizado na construção do seu projeto. Este engloba uma componente teórica e uma componente empírica assumindo-se prioritariamente como um estudo de caso de acordo com o estabelecido em regulamento próprio. É avaliado por um júri de dois docentes tendo em conta o trabalho escrito e a sua apresentação oral.

Bibliografia
BARDIN, Laurence (2015). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. GUERRA, Isabel Carvalho (2008). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo. Sentidos e formas de uso. Cascais: Princípia Editora. HILL, Manuela Magalhães e HILL, Andrew (2008). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo. IÑIGUEZ, Lupicinio (coord) (2004). Manual de análise do discurso em Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Vozes. QUIVY, Raymond e CAMPENHOUDT, Luc Van (2005). Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.