Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Pós-Graduação em Educação Especial
2° Semestre Comunicação Aumentativa e Alternativa
Objetivos de aprendizagem
Descreve o conjunto de impedimentos à comunicação e desenvolvimento da linguagem vivenciados por indivíduos com disfunção neuromotora; Reconhece o papel dos Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação (SAAC) na vida de indivíduos com alterações graves de comunicação; Distingue os diferentes Sistemas Aumentativos e Alternativos de Comunicação; Diferencia as Tecnologias de Apoio à Comunicação, incluindo sistemas de baixa e alta tecnologia, bem como o conjunto de interfaces específicos que facilitam o acesso aos SAAC; Identifica as competências a avaliar no indivíduo que se revelam decisivas para a seleção de um SAAC, bem como os principais instrumentos ao seu dispor para a recolha dessa informação; Descreve as diferentes estratégias subjacentes à implementação de um SAAC, quer no contexto familiar, quer no contexto educativo.

Conteúdos programáticos
Comunicação: formas e funções; Desenvolvimento da competência comunicativa; Perturbação da competência comunicativa: causas e consequências; Diferenciação de grupos funcionais candidatos aos diferentes SAAC's; Comunicação Aumentativa e Alternativa: definição; SAAC's: sem ajuda e com ajuda; Tecnologias de Apoio à Comunicação: baixa e alta tecnologia; Processo de Avaliação: métodos e competências a avaliar no potencial usário de um SAAC; Estratégias de ensino de um SAAC; O papel dos pais/cuidadores como facilitadores do uso de SAAC's; Importância da adaptação do contexto e das actividades pedagógicas.

Avaliação
Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão, individualmente ou em grupo, sobre as distintas temáticas apresentadas. Serão realizadas em contexto de sala de aula demonstrações do uso dos diferentes SAAC's e TA's com a criação simultânea de situações de role playing. Serão ainda apresentados vídeos onde os estudantes poderão observar interações reais mediadas por SAAC's e TA's. A avaliação final será realizada através de uma prova escrita com a duração de uma hora. Esta prova será composta por questões de escolha múltipla, questões de resposta curta e orientada e uma questão de resposta extensa.

Bibliografia
1. Beukelman,D.R.;Mirenda.P.(2013).Augmentative & Alternative Communication:Supporting Children & Adults With Complex Communication Needs.Baltimore.ISBN:978-159857196 2. Pless,M.,&Granlund,M.(2012).Implementation of the International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF) and the ICF Children and Youth Version (ICF-CY) Within the Context of Augmentative and Alternative Communication. AAC, 28(1), 11-20. ISSN:0743-4618 3. Branson,D.,&Demchak,M. (2009).The Use of Augmentative and Alternative Communication Methods with Infants and Toddlers with Disabilities: A Research Review.Augmentative and Alternative Communication,25(4), 274-286. ISSN: 0743-4618 4. Ferreira,M.,Ponte, M.&Azevedo, L. (2000).Inovação Curricular na Implementação de meios Alternativos de Comunicação em Crianças com Deficiência Neuromotora Grave.SNR,Lisboa. ISBN: 972-9301-32-8 5. Vontetzchner,S.,&Martinsen,H.(2003).Introdução à Comunicação Aumentativa e Alternativa.Porto Editora.ISBN:9789720345103