Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Pós-Graduação em Educação Especial
1° Semestre Problemas Graves de Comportamento em Contexto Escolar
Objetivos de aprendizagem
- Dominar os modelos concetuais que fornecem a fundamentação básica necessária à compreensão do normal e patológico; - Compreender as diversas perturbações de modo a permitir uma colaboração eficaz na resolução de problemas em contexto educativo; - Planear o despiste e pistas de intervenção, em alunos com problemáticas relacionadas com o comportamento, com vista a um atendimento adequado.

Conteúdos programáticos
1. Conceito de normal e de patológico 2. Modelos da não normalidade: 2.1. Médico 2.2. Psicanalítico 2.3. Comportamental 2.4. Cognitivo 2.5. Humanista 2.6. Sociocultural 3. Estudo dos problemas de comportamento em contexto escolar: 3.1. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) 3.2. Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) 3.3. Perturbações de Ansiedade 3.4. Perturbações Disruptivas, do controlo dos Impulsos e do Comportamento 3.5. Perturbações de Eliminação 3.6. Perturbações da Alimentação e da Ingestão 3.7. Perturbação Antissocial da Personalidade 4. Modelos de intervenção em problemas de comportamento externalizáveis

Avaliação
Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em exploração. Proceder-se-á à análise de documentos, quer individualmente, quer em pequenos grupos, dando posteriormente origem a debates produzidos pelos pares e professor. Os estudantes farão, ainda, um trabalho individual sobre um tema previamente definido e apresentam-no na aula, o que dará lugar a análise e discussão, em grande grupo, proporcionando momentos de diálogo e partilha. A Avaliação envolve um trabalho escrito individual (50%) e respetiva apresentação oral (50%)

Bibliografia
American Psychiatric Association (2014). Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais: DSM-5. (5edição). Lisboa: Climepsi Ed. Acessível em http://www.dsm5.org/Pages/Default.aspx ISBN 9789727963478 Fernandes, A. S., Gomes, A. & Lima, M. (org.) (2016). Educação Especial em Tese. Porto: ESEPF. ISBN 9789899894068 García, I. (2001). Hiperactividade: prevenção, avaliação e tratamento na infância. Lisboa: McGraw-Hill, XV. ISBN 9727731171 Lopes, J. (2009). Comportamento, Aprendizagem e "Ensinagem" na ordem e desordem da sala de aula. Braga: Psiquilibrios Edições. ISBN 9789898333001 Odriozola, E. (2001). Perturbações da ansiedade na infância. Lisboa: McGraw-Hill, XIV. ISBN 9727731228 Pereira, M. (2005). Autismo: uma perturbação pervasiva do desenvolvimento; Autismo: a família e a escola face ao autismo. Canelas: Gailivro. ISBN 9895572522 Scharfetter, C. (2002) Introdução à psicopatologia geral. Lisboa: Climepsi. ISBN 9729590834