Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Pós-Graduação em Educação Especial
1° Semestre Métodos e Técnicas em Investigação Educacional
Objetivos de aprendizagem
- Avaliar criticamente e sintetizar os pressupostos teóricos e conceptuais de uma pesquisa em Educação; -Identificar e observar a pertinência das opções metodológicas e técnicas num projeto de pesquisa neste domínio; -Planificar e elaborar uma estratégia de recolha de informação de acordo com os objetivos de análise e destinatários; -Apresentar por escrito de forma clara e de acordo com as regras de elaboração dos trabalhos científicos um plano de trabalho a acionar no processo de pesquisa; -Apresentar oralmente para docentes e colegas o plano de pesquisa construído

Conteúdos programáticos
1. Questões epistemológicas em Investigação educacional 2. O Itinerário da investigação científica: o processo de elaboração da pesquisa e, particularmente, de cada uma das etapas envolvidas 3. Metodologias e técnicas qualitativas e quantitativas de recolha de informação 4. Investigação-acção: pressupostos e modelos 5. Questões éticas e deontológicas em Investigação 6. Elaboração de um projecto de pesquisa: 6.1. A formulação de um problema de pesquisa 6.2. Revisão da literatura e construção de um quadro teórico 6.3 Seleção e descrição da metodologia 6.4. Procedimento para a recolha de dados 6.5. Organização e análise de dados 6.6. Redação e apresentação das conclusões finais

Avaliação
Criação de um espaço de apoio teórico-prático que facilite aos formandos a integração e desenvolvimento de projetos de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse para os participantes; Momentos de debate para a partilha de saberes e experiências, sobre as questões metodológicas. Na avaliação dos trabalhos e participações dos estudantes deverão ser observados os seguintes procedimentos: - Análise reflexiva das diferentes teorias e conceitos que envolvem uma questão de pesquisa educacional; - Explicação e fundamentação das opções metodológicas de investigação e avaliação em função do objeto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação; - Construção das técnicas de recolha de informação adequadas ao projeto; - Redação de um relatório de pesquisa. Avaliação (ponderação): Realização de um projeto preliminar de pesquisa - 60% Apresentação oral do trabalho realizado - 20%; Participação nas sessões teóricas e teórico práticas - 20%

Bibliografia
Almeida, J. F. &Pinto, J. M. (1982). A investigação nas ciências sociais. Lisboa: Ed. Presença. ISBN - 972-23- 1231-6 Bardin, L. (2011)- Análise de conteúdo. Lisboa : Edições 70. ISBN 978-972- 44-1154- 5 Bell, J. (1997) Como realizar um projecto de investigação : um guia para a pesquisa em ciências sociais e da educação. Lisboa : Gradiva, ISBN 972-662- 524-6 Kennett, B. (2014). Planning and Managing Scientific Research:A guide for the beginning researcher. Canberra: ANU Prees, disponível em http://press.anu.edu.au?p=277501. ISBN (online) 9781925021592; Welller, W., & Pfaff, N. (orgs.) (2010). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação : teoria e prática. Petrópolis: Vozes. ISBN 9788532639943 . Wiles, R. (2013). What are Qualitative Research Ethics? (The 'What is?' Research Methods Series). London: Bloomsbury Academic. Disponível em http://dx.doi.org/10.5040/9781849666558.