Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
4° Semestre Conto:Memória e Contemporaneidade
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos acerca do conto, bem como as orientações curriculares para o Ensino do 1 e 2 CEB referentes à Educação Literária; 2. Refletir sobre os fundamentos do conto, numa perspetiva de articulação entre os aspetos teóricos e a prática relacionada com a dinamização da hora do conto, assim como com a animação da leitura focalizada no género textual em questão; 3. Refletir, fundamentadamente, sobre a importância dos conhecimentos obtidos para a promoção de práticas pedagógicas em torno do conto, privilegiando as relações intertextuais entre contos, lendas e fabulas do património literário matricial (oral e escrito) e a atual produção literária, em suportes discursivos multimodais.

Conteúdos programáticos
I. Conto: conceitos e contextos 1.1.O Conto: génese e contextualização histórica 1.2. O Conto: fundamentos, características e precursores 1.3. Do Conto tradicional ao contemporâneo (multimodal) 1.4. A Criança e o Conto - dimensões cognitiva, afetiva, ética, cultural e social 1.5. O Conto e a Pedagogia - da sala de fiar à escola 1.6. O Conto e a Psicanalise - o papel do conto na formação da personalidade 1.7.O Conto e os seus Mediadores - a família, o educador e o professor 1.8. O Conto e a Formação de Mediadores: educadores e professores 1.9. A Hora do Conto: técnicas, recursos e estratégias II. A Hora do Conto 1.1. Ler e contar - oralidade e escrita 1.2. Oficina do Contador de Histórias 1.3. Atividades de animação da leitura a partir do conto 1.4. O Conto na EPE e no 1CEB 1.5. Produção de recursos para a dinamização da Hora do Conto 1.6. Articulação entre o corpus teórico e a pratica - vivendo os contos

Avaliação
Exposição, debate, análises de documentos, trabalho em grupo e individual. As horas T visam a criação do quadro conceptual orientador para a compreensão dos fundamentos do conto, assim como as suas produções matriciais e contemporâneas. As aulas TP corresponderão a momentos de exposição oral da docente e dos estudantes, com base na apresentação e reflexão sobre os textos selecionados em cada ponto do programa, nas quais e veiculada informação teórica acerca de cada um dos conteúdos programáticos. É fomentada a participação dos estudantes na discussão das sistematizações e leituras preparadas pela docente e colegas no momento das OTs. As sessões PL visam estimular, com base na reflexão crítica e no debate, a aquisição de um corpus textual no domínio do conto. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos, verificado através das seguintes formas de avaliação e ponderação:1 trabalho ind. (60%) e 1 trabalho grupo(40%).

Bibliografia
ALBUQUERQUE, F. (2000). A Hora do Conto. Lisboa: Ed. Teorema. 972-695-400-2. BETTELHEIM, B. (1985). A Psicanalise dos contos de fadas. Lisboa: Bertrand. 978-972-25-2379-0. CAVALCANTI, J. (2002). Caminhos da literatura infantil e juvenil. São Paulo: Paulus. 85-39-1848-1. CAVALCANTI, J. (2006). Malas que contam historias. São Paulo: Paulus. 972-30-1192-1. COELHO, A. (2009). Contos Populares Portugueses. Lisboa: Editora BIS. ISBN: 9789896600037. COELHO, N. N. (2012). O Conto de Fadas. Lisboa: Editora Nova Veja. 9789726999416. GOMES, J.A. (1996). Da Nascente a Voz. Lisboa: Ed. Caminho. IBSN 972-21-1046-2. JEAN, G. (1981). Le pouvoir des contes. Paris: Castermann. PARAFITA, A. (2000). O Maravilhoso Popular - Lendas. Contos. Mitos. Lisboa: Plátano Editora. ISBN: 9789727700530.