Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Oficina de Recursos Tecnológicos para o Estudo do Meio
Objetivos de aprendizagem
Analisar a utilização dos recursos tecnológicos no atual contexto da sociedade do conhecimento Procurar e selecionar recursos tecnológicos de aplicação no Estudo do Meio Enquadrar os recursos tecnológicos no contexto educativo

Conteúdos programáticos
1.Os recursos tecnológicos no ensino e na aprendizagem do Estudo do Meio - abordagem teórica 2. Pesquisa e analise crítica de recursos tecnológicos disponíveis para a Educação Pré-escolar e Ensino do 1o CEB 3.Construcao de recursos tecnológicos aplicados as Ciências Naturais, Historia e Geografia.

Avaliação
Nesta UC os estudantes terão a oportunidade de pesquisar diversos recursos tecnológicos, tais como simulações, software, vídeos, laboratórios virtuais, entre outros, e avaliar criticamente a sua adaptabilidade aos contextos da Educação Pré-escolar e do 1o Ciclo de Ensino Básico. Com base nas recolhas efetuadas e balizados pelas Orientações Curriculares do Pré-escolar e do Programa do 1oCEB, no domínio do Conhecimento do Mundo e do Estudo do Meio, terão de construir um recurso tecnológico. Avaliação individual (25%) e de grupo (75%).

Bibliografia
FERREIRA, P. (2006). Tecnologias, Informação e Educação. Porto: Politema. ISBN 9789728688431 GERSMEHL, Phil (2008). Teaching geography, 2.a ed., Nova Iorque: The Guilford Press. ISBN 9781593857158 GIL, D.J.G., ALONSO, C.M. & MAYO, I.C.(coord.)(1996). Integracion curricular de los recursos tecnologicos. Barcelona: Oikos-Tau. ISBN 8428108676 MATOS, J. L. (2008). Fundamentos de Informação Geográfica, 5a ed. Lisboa: LIDEL. ISBN 9789727575145 SA, J. e VARELA, P. (2004). Crianças aprendem a pensar Ciências. Porto: Porto Ed. ISBN 9720343117 SANCHO, J. M. et al. (2006). Tecnologias para transformar a educação. Porto Alegre: Artmed. ISBN 8536307099 SMITH, M. J., GOODCGILD, M. F., e Longley, P. (2007). Geospatial analysis: a comprehensive guide to principles, techniques and software tools. Troubador Pub.: Leicester. ISBN 9781905886609 (online version) SOEIRO, R.; POEIRA, M. L: (1991). Didáctica da Geografia. Lisboa: Univ. Aberta. ISBN 9726740622