Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
2° Semestre Oficina de Recursos Tecnológicos em Educação Artística
Objetivos de aprendizagem
Conhecer perceber e utilizar os conceitos que envolvem a tecnologia educativa; Saber selecionar e utilizar criticamente recursos tecnológicos; Adequar os recursos (selecionados ou construídos) a realidade da educação pré-escolar e 1o ciclo do EB; Conhecer e mobilizar recursos tecnológicos para a Educação Artística.

Conteúdos programáticos
1. A tecnologia educativa e o profissional investigador; 2. As tecnologias no contexto educativo 3. A tecnologia e o espaço 4. Seleção, avaliação e utilização de Recursos Educativos Digitais; 5. Recursos tecnológicos no contexto da Educação artística: 5.1. O som no contexto do trabalho com crianças. 5.2. A criação da imagem na cultura atual.

Avaliação
As sessões presenciais são dinamizadas com diferentes estratégias: expositivas, de debate ou de elaboração dos projetos com o acompanhamento do docente. Ao desenvolvimento dos trabalhos e proporcionada uma atenção individual e cada grupo terá oportunidade de tomar decisões concretas sobre o que pretende desenvolver na área das expressões utilizando a tecnologia educativa permitindo, assim momentos de reflexão crítica concreta por parte dos estudantes. Ao longo do semestre serão dedicadas algumas sessões presenciais para o acompanhamento efetivo do docente. Distribuição das sessões: 1 a 4 - Tecnologias 5 e 6 - Musica 7 e 8 - Expressão plástica 9 e 10 - Tecnologias 11 - Musica 12 - Expressão plástica 13 e 14 - Tecnologias 15 e 16 - Sessões partilhadas pelos 3 docentes Avaliação: trabalho de grupo (70%) (2/3 elementos); avaliação individual (30%) (participação, interesse, assiduidade, capacidade critica, inovação.)

Bibliografia
Calaf, R.; Fontal, O. (2010). Como ensenar arte en la escuela. Madrid: Editorial Sintesis. ISBN:978-84-975669-0-2 Carvalho, A. A. (2012). Aprender na era digital: jogos e mobile-learning. Santo Tirso: De facto Cavalcanti, J. (2006). Malas que Contam Historias. Lisboa: Paulus Editora Conferencia Mundial de Educação Artística (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Seculo XXI. - Acedido a 6 de setembro 2014, disponível online em: http://www.educacao-artistica.gov.pt/documentos/Roteiro Masachs, R. (Coord.) (2003). Arte para todos. Miradas para ensenar y aprender el patrimonio. Gijon:Ediciones Trea. ISBN:84-9704-080-5 Pereira, L. (2013). Literacia digital e políticas tecnológicas para a educação. Santo Tirso: De Facto Editores