Departamento de Formação de Professores

Licenciatura em Educação Básica (1ciclo)
2° Semestre Educação Artística e Intervenção Sócio Educativa
Objetivos de aprendizagem
- Compreender a importância da Educação Artística para o desenvolvimento integral do indivíduo - Utilizar as diversas manifestações artísticas para o desenvolvimento da criatividade, da inovação, da imaginação e da capacidade crítica do indivíduo - Saber aplicar linguagens artísticas para o incremento das relações nos vários contextos educativos - Desenvolver competências para uma intervenção sócio educativa adequada - Valorizar a interdisciplinaridade como ferramenta aglutinadora e facilitadora da aquisição de saberes

Conteúdos programáticos
1. Princípios e finalidades da educação artística 1.1. A importância da educação artística como instrumento de intervenção educativa 1.2. O papel da arte na sociedade atual 2. A educação artística e a intervenção sócio educativa 2.1. A educação artística como instrumento de intervenção nos vários contextos educativos 2.2. Caracterização dos diversos contextos sócio educativos nos seus dinamismos socio cultural e educativo 3. Concetualização e aplicação de atividades da área artística nos diversos contextos sócio educativos

Avaliação
Entendemos como fundamental o desenvolvimento de um processo de ensino e aprendizagem baseado na autonomia do(a) estudante (a). As metodologias necessariamente diversificadas (Exposição. Debate, Análises de documentos, Trabalho individual e em grupo) visam dotar o(a) estudante(a) da capacidade de pesquisar, analisar e aplicar informação significativa, refletir e transmitir conteúdos, quer individualmente, quer em grupo. No que diz respeito às formas de avaliação, optou-se por um trabalho individual (30%) e por um trabalho teórico-prático realizado em grupo (70%).

Bibliografia
BAMFORD, Anne (2007). Conferência Nacional de Educação Artística. Porto: Casa da Música. Acedido a 6 de setembro de 2014, disponível online em: http://www.educacaoartistica.gov.pt/interven%C3%A7%C3%B5es/Confer%C3%AAncia%20Anne%20Bamford,%20Portugues. Conferência Mundial de Educação Artística (2006). Roteiro para a Educação Artística. Desenvolver as Capacidade Criativas para o Século XXI. - Acedido a 6 de setembro 2014, disponível online em: http://www.educacao-artistica.gov.pt/documentos/Roteiro CORTESÃO, I., TREVISAN, G. (2006) O trabalho sócio-educativo em contextos não formais - análise de uma realidad, Cadernos de Estudo, Educação Social. Porto, Centro de Investigação Paula Frassinetti, issn:1645-9377 DELORS, Jacques et al. (1996). EDUCAÇÃO UM TESOURO A DESCOBRIR- Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Acedido a 6 de setembro de 2014, disponível online em: http://ns1.dhnet.org.br/dados/relatorios/a_pdf/r_unesco_educ_tesouro_descobrir.pdf