Departamento de Formação em Educação Social

Mestrado em Intervenção Comunitária
2° Semestre Pedagogia Intercultural, Migrações e Cidadania
Objetivos de aprendizagem
1. Analisa, problematiza e defende a indubitável realidade multicultural que é o mundo onde absolutamente tem de viver. 2. Consegue entender e apontar para a necessidade de um enfoque crítico-reflexivo sobre este universo caracterizado pela diversidade cultural. 3. Adquire a capacidade para assumir, apresentar e defender uma verdadeira atitude intercultural; advogando assim a necessidade de uma educação para a diversidade e para os Direitos Humanos entendida como desenvolvimento das sociedades Permite ao estudante refletir e compreender os desafios que a sociedade onde vive lhe "impõe". Permite-lhe ter um conhecimento sobre as diferentes aproximações e soluções que, dependendo das perspetivas ideológico-políticas, podem ser aplicadas nesta sociedade em mutação. Proporciona ao estudante ferramentas reflexivas para conseguir construir uma intervenção (a nível educativo principalmente) na realidade multicultural de uma forma científica, autónoma e profundamente integrativa da diversidade.

Conteúdos programáticos
1. Introdução: conceito de cultura 1.1. Diversidade cultural 1.2. Cultura: processo dinâmico e construtivo 1.3. Analítica da actualidade 2. Fenómeno da multiculturalidade: origem, fundamentos e perspectivas 2.1. Factores histórico-políticos, económicos, sócio-culturais 2.2. Universalidade / pluralidade 3. Pedagogia intercultural: amplitude, conceitos e objectivos 3.1. Políticas, modelos e programas da/na multiculturalidade 3.2. Âmbitos de investigação 3.3. Competências interculturais 3.4. Formação de agentes desde a interculturalidade: mediação intercultural 4. Os Direitos Humanos como fundamento da interculturalidade 5. Educação e Desenvolvimento

Avaliação
-Exposição; Debate; Análises de documentos; Trabalho individual; Simulação; Trabalho em grupo; Casos Práticos. Serão utilizadas metodologias activas na construção do conhecimento realizada pelo estudante, funcionando o professor como facilitador e orientador de conteúdos e estratégias de trabalho/investigação. Realizar-se-á um trabalho de aproximação sobre temáticas concretas do programa (exposição pelo professor e documentação) aliada a uma investigação e discussão por parte do estudante/grupo (debate, trabalho individual, trabalho em grupo e análise de casos práticos). A metodologia caracterizar-se por uma componente fortemente formativa no sentido de proporcionar uma apropriação, discussão e renovação dos conhecimentos a serem adquiridos e interiorizados. -Avaliação: Participação atividades letivas/investigação (ensaios, fora, trabalho autónomo) (50%), Trabalho individual (50%)

Bibliografia
ABDALLAH-PRETCEILLE, Martine (2001): La educación intercultural. Barcelona, Idea Books. AGUADO, Teresa (2003): Pedagogía intercultural. Madrid, McGraw-Hill. ISBN: 84-481-3975-5 CORTESÃO, L.; STOER, S. (1999): Levantando a pedra. Da pedagogia inter/multicultural às políticas educativas numa época de transnacionalização. Porto, Ed. Afrontamento. ISBN: 972-36-0499-X GOMES, Miguel Prata (et al.) (2013): Violence Prevention and Resilience Promotion in Schools. Report about the international research project Strong - Supportive Tools for open-minded, and non-violent Grassroots work in schools. Freiburg: FEL-Verlag. ISBN 3932650413 GOMES, Miguel Prata (et al.(2011) "Problématisation de l'interculturalité en partant d'une experiénce problématique" in Revista Itinerários de Filosofia da Educação (Univ. Porto), n10, 2 semestre 2011. Porto, Ed. Afrontamento, pp. 33-51. SALES, A.; GARCÍA, R. (1997): Programas de educación intercultural. Bilbao, Desclée De Brouwer. ISBN: 84-330-1258-4