Departamento de Formação em Educação Social

Mestrado em Intervenção Comunitária
2° Semestre Perspetivas Contemporâneas de Exclusão Social
Objetivos de aprendizagem
1.Conhecer as principais teorias da exclusão social; 2. Reconhecer o fenómeno da exclusão como multidimensional e dinâmico; 3.Problematizar as noções de Exclusão versus Inclusão e suas relações com a comunidade; 4.Compreender a noção de exclusão e os conceitos de discriminação, desigualdade, etnocentrismo, racismo e xenofobia; 5.Identificar factores e causas de situações múltiplas de exclusão; 6.Conceber estratégias de intervenção relativamente a situações multiproblemáticas de pobreza e exclusão.

Conteúdos programáticos
1.Itinerário sobre a exclusão social 2.Modalidades históricas da exclusão 3.O uso contemporâneo da noção de exclusão social 3.1Análise crítica da categoria de exclusão 3.2Aproximações às formas e aos processos de exclusão social 4.Desigualdade e exclusão 5.Etnocentrismo e discriminação 6.Racismo e xenofobia 7. Exclusões 7.1económica 7.2social 7.3simbólica 7.4territorial 7.5institucional 7.6Problemática das drogas 7.7Na habitação 7.8Na Saúde 7.9No trabalho 8.Da exclusão à inserção social: problemáticas e alguns dispositivos para uma política social participativa. Exemplos. 8.1O Plano Nacional para a Inclusão (PNAI) 8.2O Plano Nacional de Emprego (PNE) 8.3O rendimento social de inserção (RSI) 8.4O Plano Nacional de Luta Contra a Droga

Avaliação
Exposição Debate Análises de documentos trabalho individual Descrição: Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em análise, quer individualmente quer em grande grupo. Formas de avaliação e respetiva ponderação: um momento final de avaliação no qual o estudante deverá realizar e apresentar individulamente uma síntese integrativa dos conteúdos programáticos da u.c lecionados ao longo do semestre.

Bibliografia
CASTEL,R. (2005). A insegurança social;o que é ser protegido?Rio de JaneiroVozesISBN:8532631096 COSTA, A.B (coord)(2008). Um olhar sobre a pobreza vulnerabilidade e Exclusão Social no Portugal Contemporâneo. Lisboa. Gradiva Fitoussi, J-P. & Rosanvallon, P. (1999). A Nova Era das Desigualdades. Lisboa: Celta Editora SAMAGAIO, F. (2014). Ser Cidadão: a participação da criança na investigação sociológica como como um momento iniciático na construção da cidadania. In Sarmento, Manuel Jacinto et al. (Eds. ). Direitos da Criança: Realidades e Desafios do Caso Português. Universidade do Minho. IE. C.I. em Estudos da Criança. ISBN: 978-9728952-32-7. Wieviorka, M. (2007). O Racismo, uma Introdução. São Paulo: Editora Perspectiva. CAPUCHA, L. (2005). Desafios da Pobreza. Lisboa: Celta Editora Arts, W., Gelissen, J. (2006). Three Worlds of Welfare Capitalism or More? A State-of-the-Art Report. In C. Pierson & F. G. Castles (eds.). The Welfare State Reader. Cambridge: Polity Press. 175-197.