Departamento de Formação em Educação Social

Mestrado em Intervenção Comunitária
2° Semestre Dinâmicas de Desenvolvimento Local
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer a evolução histórica e conceptual das Teorias do Desenvolvimento aplicadas a uma perspetiva comunitária dos territórios; 2.Dominar conceitos fundamentais relacionados com a problemática do Desenvolvimento (crescimento económico, mudança social, qualidade de vida, planeamento estratégico) e com a Intervenção Comunitária; 3.Compreender a importância de uma abordagem integrada do Desenvolvimento Local no âmbito da intervenção comunitária; 4.Compreender a importância e a necessidade uma cultura crítica e reflexiva de Desenvolvimento face ao nível Local; 5.Promover um trabalho de terreno com o objectivo de auscultar o nível local no sentido da construção de uma liderança local do Desenvolvimento.

Conteúdos programáticos
1. Questões preliminares do Desenvolvimento 1.1. Desenvolvimento, crescimento, mudança social e qualidade de vida 1.2. Introdução às teorias no âmbito do desenvolvimento de base regional 1.3. Factores económicos do desenvolvimento - o nível local 1.4. Factores socioculturais do desenvolvimento - o nível local 2. Teoria da Modernização e territórios comunitários 3. A crescente visibilidade do Poder Local ao serviço das comunidades 3.1. A crise do Estado e a emergência do Poder Local 3.2. Entre o local e o global na Modernidade Tardia 4. O Planeamento Estratégico e a criação de sinergias locais locais numa lógica comunitária e prevenção do risco 4.1. Princípios básicos do Planeamento Estratégico 4.2. Planeamento estratégico, projectos de intervenção, intervenção comunitária, poder local, lideranças e sinergias locais.

Avaliação
Exposição Debate Análises de documentos Trabalho individual Trabalho em grupo Trabalho de campo Descrição: Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em exploração, quer individualmente, quer em pequenos grupos, quer em grande grupo. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Avaliação individual Identidades locais do Desenvolvimento - "Histórias de Vida" - (autarcas, empresários, dirigentes associativos, dirigentes de organizações com impacto nas dinâmicas locais do desenvolvimento, etc.) - de indivíduos cujas lideranças tenham (tido) impacto em termos do dinamismo do desenvolvimento local) - 50% Pequeno Ensaio - 50%

Bibliografia
ALVES, R. Amaro(2007), Políticas de Planeamento e Ordenamento do Território no Estado Português, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian, FCT,ISBN:978-972-31-1210-8 BOTERF, Guy Le, et al. (1992), Formação para o Desenvolvimento, Lisboa, Ed. Fim de Século, Colecção Estudos Locais. D.L. n 61212/92. SAMAGAIO, Florbela, AMADO, Rui (2015).O Trabalho Comunitário a partir das Crianças:Construindo Raízes in Machado Joaquim (Coord.) I Seminário Internacional Educação, Território e Desenvolvimento Humano.Porto:FEP-CEDH-U.Católica, ISBN:978-989-96186-7-1. SAMAGAIO, F. M. Desenvolvimento: Uma noção entre o imaginário e a realidade, in Revista de Sociologia da Faculdade de Letras da U.P., http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/1469.pdf LOPES, Simões(1995), Desenvolvimento Regional, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN 972-31-0106-8 LAINS, P., Ferreira, N. Estêvão (orgs)(2007) ( Portugal em análise, Lisboa, Imprensa de C.S. ISBN978-972-671-5 WWW.pordata.pt www. portugal.gov.pt