Departamento de Formação em Educação Social

Mestrado em Intervenção Comunitária
1° Semestre Psicologia Comunitária
Objetivos de aprendizagem
Revela-se um analizador crítico de sistemas e organizações comunitárias Apresenta estratégias de intervenção para a resolução dos problemas comunitários Avalia o estado funcional da relação indivíduo «--» ambiente Aplica metodologias e estratégias para promover o bem-estar da comunidade

Conteúdos programáticos
1 .Empowerment e desenvolvimento comunitário 1.1. Sentido de comunidade 1.2. Apoio social e intervenção social comunitária 1.3. Os níveis de participação e os sentimentos de pertença à comunidade 2. Psicologia Comunitária: origens, teorias e geografias 3. Comunidade e Psicologia Comunitária 3.1. A análise das necessidades coletivas, as perceções e o uso de recursos comunitários 3.2.ŽA ação comunitária e a melhoria da qualidade de vida dos setores socialmente mais fragilizados 4. Avaliação e intervenção em Psicologia Comunitária 5. Temas de Psicologia Comunitária 5.1. Grupos de autoajuda 5.2. Programas de apoio à família 5.3. Violência de género 5.4. Terceira idade 5.5. Saúde mental 5.6. Imigração

Avaliação
Exposição, análise de documentos, trabalho individual e trabalho em grupo. Trabalho em grupo: apresentação crítica de um artigo científico - 50% Trabalho individual: reflexão sobre um tema e apresentação do mesmo - 50%

Bibliografia
CALDERON, Adolfo (2004) Ação comunitária: outra face do ensino superior. S. Paulo, Olho de Água, ISBN 85854289889788585428983 ORNELAS, José (2008). Psicologia Comunitária, Lisboa, Ed. Fim de Século.ISBN 978-972-754-256-7 FERNÁNDEZ, Itziar et al. (2011), Psicologia de la Intervención Comunitaria, Bilbao, Desclée de Brouwer, ISBN: 978-84-330-2470-1 MENDIETA Maria, (2013). Manual de Psicologia Comunitária, Sintesis, ISBN: 9788499589626 SÁNCHEZ VIDAL, Alipio ; ZAMBRANO CONSTANZO, Alba ; PALACÍN LOIS, Maria(2004) . Psicología comunitaria europea : comunidad, poder, ética y valores : community, power, ethics and values. Barcelona : Publicacions de la Universitat de Barcelona. ISBN 84-475-2613-5