Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
2° Semestre Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação
Objetivos de aprendizagem
- Percebe a importância das TIC no contexto social atual - Seleciona, organiza e utiliza de forma criteriosa a informação - Cria e edita documentos em formato digital - Planifica a utilização de recursos digitais para contextos educativos - Seleciona e avalia recursos educativos digitais

Conteúdos programáticos
- A Cultura Digital e o seu impacto na educação - A gestão da informação na web e o profissional de Educação Social - A utilização da tecnologia na construção de instrumentos de recolha de dados - A folha de cálculo e o profissional investigador - A Tecnologia na interação entre a instituição e a comunidade educativa - Apresentações profissionais em formatos digitais - Conceção, utilização e avaliação de recursos educativos digitais - Utilização de plataformas e-learning

Avaliação
Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho de grupo: 70% Contributo individual: 30% O trabalho de grupo constituiu uma intervenção ou proposta de intervenção que os alunos devem elaborar na área da uc. Os grupos, que não devem exceder 3 elementos, desenvolverão o seu trabalho, quer utilizando as horas destinadas ao trabalho autónomo quer algumas horas das sessões presenciais, para que possam ter uma acompanhamento próximo e crítico do docente . Serão importantes igualmente as horas de trabalho de campo a utilizar nos trabalhos que podem proporcionar a intervenção concreta. Serão privilegiados momentos de partilha conjunta. O contributo individual decorre da obrigatória reflexão sobre o trabalho de grupo. Cada estudante deve espelhar ao longo do processo, o envolvimento, o conhecimento, o trabalho efectuado sobre a temática a desenvolver.

Bibliografia
CARDOSO, Gustavo (2005). A sociedade em rede em Portugal. Porto: Campo das Letras. 972-610-920-5 CASTELLS, Manuel (2004). A Galáxia internet: reflexões sobre Internet, Negócios e Sociedade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. 972-31-1065-2 CORREIA, Secundino, CORREIA, Tiago (2007) Utilização Criativa das TIC. Coimbra: Cnotinfor [Documento electrónico] 978-972-8336-25-7 PINHEIRO, Ana (2012). Cruzar educadores na Internet. Porto: Livpsic.