Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
2° Semestre Problemáticas da Infância e da Juventude
Objetivos de aprendizagem
1. Identificar e analisar as mudanças patentes nos indivíduos ao longo de todo o desenvolvimento humano. 2. Observar e compreender as especificidades do comportamento social de cada grupo etário. 3. Identificar as necessidades das crianças e dos adolescentes, sendo sensível às diferenças individuais (diversidade).

Conteúdos programáticos
1. A Infância 1.1. Abordagem socio-contextual do desenvolvimento cognitivo 1.2. A importância da interação social no processo linguístico 1.3. Experiências sociais nos primeiros 3 anos de vida 1.3.1. O bebé e a família 1.3.2. Contacto com outras crianças 2. O Período Pré-Escolar 2.1. Interação social e preparação para a literacia 2.2. Desenvolvimento cognitivo, temperamento e interação pais - criança 2.3. O desenvolvimento psicossocial no pré-escolar 2.3.1. Diferenças de género 2.3.2. A importância do jogo 2.3.3. Estilos e práticas parentais 2.3.4. Relação com os outros 3. O Período Escolar 3.1. Influências na realização escolar: a criança, a família, o sistema educativo, a cultura 3.2. O desenvolvimento psicossocial 3.2.1. A criança na família 3.2.2. A criança no grupo de pares 4. A Adolescência 4.1. Questões educacionais e vocacionais 4.2. Diferenças de género e fatores étnicos na formação da identidade 4.3. Sexualidade 4.4. Relação com a família, pares e sociedade adulta

Avaliação
Serão utilizadas a exposição oral; o diálogo professor/estudante( OT), suscitando a reflexão e exploração de conceitos; análise de documentos e partilha de conhecimentos; trabalhos de grupo sobre temas previamente definidos; e apresentação de temáticas seguida de debate para construção de saberes. O trabalho de campo possibilitará uma maior aproximação à realidade. Forma de avaliação e respetiva ponderação: Teste Escrito: 50%; Trabalho de grupo apresentado oralmente: 50%. Ambos os elementos de avaliação têm um nota mínima de 7 valores.

Bibliografia
BRAZELTON, T. BERRIZ & GREENSPAN STANLEY I. (2002). A Criança e o seu Mundo. Lisboa: Editorial Presença. ISBN 9789722329231 FERNANDES, A. S.; GONZÁLEZ, J. A. T; LÓPEZ, E. R. (2013). Delimitación de las necesidades de educación para la carrera de los estudiantes de Porto, Portugal, al final de la educación secundaria. Revista Internacional de Audición y Lenguaje, Logopedia, Apoyo a la Integración y Multiculturalidad, 2 (3), 82-90. ISSN: 21746087 LERNER, R. (2003). Handbook of Psychology. Vol. 6. Development Psychology. London: Hardcover. ISBN 978047768860 PAPALIA, D.; OLDS, S. & FELDMAN, R. (2001). O mundo da criança. Amadora: McGraw-Hill. ISBN 9788577260416 SPRINTHALL, N. et al. (1993). Psicologia Educacional. Uma Abordagem desenvolvimentista. Alfragide: McGraw-Hill. ISBN: 9729241376