Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
2° Semestre Oficina da Leitura
Objetivos de aprendizagem
- Interpretar diversos tipologias textuais - Compreender a leitura como processo aberto, semiótico e plural - Comunicar - Pensar e refletir críticamente - Relacionar-se com os outros - Promover a partilha de ideias a partir de diversos textos - Planear espaços de aprendizagem - Identificar e diagnosticar, enquanto profissional da educação social, espaços de intervenção sócioeducativa na sociedade contemporânea - Planificar, implementar e avaliar projetos de intervenção social na área da leitura - Imprimir dinâmicas pedagógicas de caráter comunitário aos projetos - Utilizar os meios ao serviço da intervenção sócioeducativa, nomeadamente os diversos tipos de texto - Planificar espaços de Oficina de Leitura - Organizar espaços para a apresentação e discussão de temas

Conteúdos programáticos
A Linguagem e suas múltiplas dimensões; - A Fenomenologia da Leitura: textos e contextos - O que é leitura - Para que se forma leitores - Formar leitores - Da oralidade à escrita - Texto e Interpretação - Intertextualidade - As Narrativas e os diversos tipos de Texto: . O texto Oral/o Gesto . O texto Literário . O texto Poético . O texto Dramático . O texto Pictórico . O texto Cinematográfico . O texto Jornalístico . O texto Musical - A Leitura como veículo para a cidadania - Leitura e apropriação da realidade - A Leitura e a intervenção social - A Leitura e as Histórias de Vida: subjectividades - A Leitura como instrumento de socialização e reconhecimento do outro - O Papel dos vários grupos sociais como mediadores de leitura (família, escola, sociedade) - Políticas sociais para a divulgação da leitura - A hora do conto - A Escrita Criativa como espaço de leitura criativa - Como organizar projectos que promovam a leitura - Animação da Leitura em diversos contextos

Avaliação
Será desenvolvido, em grupo, um projeto de criação e dinamização de uma Oficina de Leitura, que terá uma apresentação por escrito e será objeto de uma apresentação oral individualizada (Trabalho de grupo: 30%; Trabalho individual: 70%). Para tal, a uc conta com horas do tipo TC e PL. Para além das competências específicas desta unidade curricular, este trabalho servirá para desenvolver e avaliar competências mais aprofundadas de análise e de pensamento crítico (OT), para além de fomentar e avaliar competências de planeamento e controlo, de liderança e de criatividade e inovação, bem como de relação interpessoal, de cooperação e de Comunicação oral e escrita. Em todas as atividades desenvolvidas procurar-se-á promover competências no domínio da Ética e dos Valores.

Bibliografia
BORGES-DUARTE, Irene (2000). Texto, Leitura e Escrita. Antologia. Porto: Porto Editora. ISBN 972-0-34095-9 CAVALCANTI, Joana (1999). O Jornal como Proposta Pedagógica. São Paulo: Paulus Editora. ISBN 9788534914598 CAVALCANTI, Joana (2005). E foram felizes para sempre - Releitura dos contos de fadas numa abordagem da psicocrítica. Recife: Prazer de Ler/ ISBN 18.1.001.0214538-9 CAVALCANTI, Joana (2006). Malas que Contam Histórias. Propostas de Actividades em Contextos Lúdicos de Aprendizagem. Lisboa: Paulus Editora. ISBN 972-30-1192-1 CHARTIER, Anne-Marie e al (1996). Ler e escrever - entrando no mundo da escrita. Porto Alegre: Editora Artmed. ISBN 372.41.45 KLEIMAN, Ângela (2004). Oficina de Leitura. Teoria e Prática. São Paulo: Pontes. ISBN 85- 7113-077-9 VIANA, Fernanda Leopoldina (2002). Aprender a Ler - Da Aprendizagem da Leitura à Aprendizagem Formal. Porto: Edições Asa. ISBN 182387/02