Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
2° Semestre Correntes Contemporâneas de Educação
Objetivos de aprendizagem
Relacionar os conceitos de educação, pedagogia e intervenção socioeducativa Caracterizar a sociedade contemporânea nos seus dinamismos sociais, culturais, educativos, económicos Relacionar os conhecimentos pedagógico - sociais com a prática sócioeducativa procedente de vários contextos de intervenção Revelar novas atitudes e valores para uma intervenção pedagógico - social comprometida junto de pessoas/grupos Revelar competências sociais através da participação em pequeno e grande grupo Organizar um dossier com documentação sobre o sentido atual da educação Demonstrar conhecer os problemas atuais da Educação Manifestar competências para o desenvolvimento de uma Sociedade com respeito pelos Direitos Humanos Compreender e relacionar os distintos conceitos que compõem o suporte teórico da Educação para a Paz Evidenciar capacidade de síntese e espírito crítico

Conteúdos programáticos
1.Novos desafios da Educação 2.Novos Paradigmas da Educação 3.Os novos modos de aprender e os contextos aprendentes 4.Dilemas e desafios da Educação na Sociedade do Conhecimento e intervenção socioeducativa 5. Correntes Contemporâneas de Educação 5.1. Educação e a Sociedade do Conhecimento 5.2. Educação e Participação 5.3. Educação e Comunicação 5.4. Educação e Equipas Educativas 5.5. Educação e Cultura de Paz

Avaliação
Será fornecido um conjunto de textos, e outros recursos pedagógicos, para que o estudante analise, discuta e retire conclusões sobre questões atuais da Escola, da Educação e da função da Educação Social. O professor será sempre o pivot (OT) e o mediador das aprendizagens. O estudante ou professor serão responsáveis pelas sínteses finais das temáticas em estudo e discussão. Todo o trabalho será enriquecido pela procura de bibliografia e estudo conseguido no trabalho autónomo do estudante. Há um investimento no desenvolvimento de uma metodologia de investigação sócioeducativa que promova a colocação de questões, a busca de informação documental e a inter ajuda no trabalho a desenvolver em pequeno ou em grande grupo, bem como a criação de um ambiente favorável aos debates abertos na aula, acolhendo a diversidade de opiniões. 30% avaliação contínua - participação/envolvimento dos estudantes; 70% dossier da unidade curricular.

Bibliografia
AZEVEDO, J. (Coord.), (2007), Como vamos melhorar a Educação em Portugal. Novos compromissos sociais pela Educação, in "Debate Nacional Sobre a Educação" - Relatório Final. CARNEIRO, R. (2003), Fundamentos da Educação e da Aprendizagem. 21 Ensaios para o Século XXI. Vila Nova De Gaia, Fundação Manuel Leão. CARNEIRO, R. (2004), A Educação Primeiro, Vila Nova De Gaia, Fundação Manuel Leão. CARVALHO, Adalberto Dias (org.), (2003), Sentidos Contemporâneos da Educação, Porto, Edições Afrontamento. CID, X. et al. (2001). Valores transversales en la prática educativa. Madrid: Síntesis ESCLAPEZ, T. (2008). La enseñanza que no se ve. Educación Informal en el siglo XXI. Madrid: Narcea. GONCALVES, D. (2006). Exclusão : poscrição ou excepção?.Cadernos de Estudo. Porto: ESE de Paula Frassinetti. N. 3, p.25-32 JARES, X.R. (2006). Educación para la convivencia. Barcelona: Graó VIDAL, Alípio Sánchez, (2007), Manual de psicologia comunitaria: un enfoque integrado, Madrid, Pirâmide.