Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
1° Semestre Técnicas de Expressão Oral e Escrita
Objetivos de aprendizagem
Os objetivos selecionados para esta UC assentam na contextualização do ato comunicativo na sociedade atual, na promoção de técnicas de comunicação oral em tipologias discursivas e contextos diversificados, bem como na utilização de técnicas de comunicação escrita em tipologias discursivas e contextos diversificados. Os Estudantes analisarão enunciados orais recolhidos e selecionados , produzirão textos escritos e analisarão enunciados em termos de forma e de conteúdo. A avaliação da comunicação oral e escrita constitui igualmente um ponto essencial no conjunto elencado de conhecientos e de competências elencados.

Conteúdos programáticos
1.Comunicação, informação e atualidade 2. Comunicação oral vs. Comunicação escrita 3. Técnicas de comunicação oral 4. Técnicas de comunicação escrita 5. Procedimentos de escrita 6. Análise discursiva 7. Dimensão simbólica do discurso 8. Efeitos estéticos e retóricos 9. Contextos de produção e recepção do texto 10. Avaliação da comunicação 11. Tipologias Textuais

Avaliação
As metodologias selecionadas consubstanciam-se em aulas de teor expositivo(T)) alternadas por apresentação de trabalhos. A correção individual e coletiva de texto e o comentário de excertos , debates, notícias em diversos suportes comunicativos serão igualmente momentos para potenciar a oralidade e a escrita(TP). As aulas de orientação tutorial(OT) promoverão o acompanhamento das tarefas de escrita/oralidade em contexto, potenciando a experimentação A análise e produção de textos de várias tipologias bem como a simulação de contextos específicos de produção oral e escrita (debate, entrevista, mesa-redonda. . .) suportam a intencionalidade inscrita na descrição competencial desta unidade curricular. A avaliação será feita com base na produção oral individual (50%) e realização de teste escrito (50%),privilegiando-se, durante a lecionação, atividades de desenvolvimento da oralidade e da escrita em formato individual e grupal, partindo de propostas de trabalho em sala de aula e autónomo.

Bibliografia
AMOR, E. (2001) Didáctica do Português - Fundamentos e Metodologia. Lisboa: Texto Editora. ISBN 9789724723648 BARBIERI Figueiredo, E. F., Olívia Maria (2001). Itinerário Gramatical. Porto: Porto Editora. ISBN 972-8360-15-0 LEÃO, M./FILIPE, H. (2005) 70 + 7 Propostas de Escrita Lúdica, Porto, Porto Editora. ISBN 972-096-070-0 MENDONÇA, A. e. a. (2003). Métodos e Técnicas de Expressão Oral Ensinos Básico e Secundário. Porto: ASA Editores.ISBN 978-972-41-5066-6 REI, J. ESTEVES (1995) Curso de Redacção II. O Texto. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-40106-9.