Departamento de Formação em Educação Social

Licenciatura em Educação Social
1° Semestre Mundividência Cristã
Objetivos de aprendizagem
1. Aprender a olhar a realidade da humanidade a partir de uma visão humanista alicerçada nos valores judaico-cristãos. 2. Treinar o olhar para poder identificar e expressar criticamente problemas e conflitos na Comunidade Humana que estão em contraste com a dignidade e a sociabilidade humanas. 3.Tomar consciência da dignidade da pessoa, como ser único, livre, responsável pela construção de uma sociedade mais livre e solidária. 4. Compreender a especificidade da Mundividência Cristã dando razões da sua aplicação. 5. Consciencializar-se da importância da participação cívica a todos os níveis: politica, social, etc. 6. Saber fundamentar a dignidade e a sociabilidade da pessoa.

Conteúdos programáticos
1.Mundividência Cristã: um olhar específico sobre a pessoa e o mundo 1.1.Progressos e contrastes no "retrato" do mundo - o desafio da interpretação. 1.2.Interpretar a realidade a partir de um humanismo integral e solidário: abrangência e delimitações conceptuais. 1.3.Especificidade da Mundividência Cristã: natureza, conceito e características. 1.4.Fé e Cultura, uma relação dialéctica de distância/proximidade. 2.Os grandes princípios: dignidade humana e solidariedade social 2.1.A dignidade da pessoa - dimensão individual: A constituição da interioridade pessoal e as suas dimensões (unidade somática-relacional-racional, realizando valores auto-transcendentes). Unicidade, liberdade, responsabilidade, igualdade. Dignidade humana e suas manifestações: direitos humanos. 2.2.A solidariedade social: Pessoa, Sociedade e Bem Comum. Os princípios da Solidariedade e da Subsidiariedade. 3.A Comunidade Humana: direito de participação, dever de implicação.

Avaliação
Estratégias e recursos utilizados: Exposição; Debate; Diálogos Criar ambiente de estudo e reflexão. Treinar os estudantes a pensar sobre temáticas pouco faladas entre eles. Análises de documentos Trabalho de campo Avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual 40%; Trabalho de grupo 30% ; Mini teste 20%; trabalho de Campo 10% Descrição: De tipo formativo e de natureza contínua, terá como referentes três produtos avaliativos cumulativos: a)Classificação resultante de um trabalho individual em que cada estudante desenvolve uma temática (40%) b)Classificação resultante da elaboração em grupo de um conteúdo programático e da sua apresentação plenária (30%) c) Classificação resultante de um mini teste (20%) d) Classificação resultante de um trabalho de Campo (10%)

Bibliografia
CONSELHO PONTIFÍCIO «JUSTIÇA E PAZ», Compêndio da Doutrina Social da Igreja, Cascais, Principia 2005. ISBN 972-8818-57 - 2