Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em educação especial
2° Semestre Metodologias e Técnicas de Investigação Educacional
Objetivos de aprendizagem
- Analisar reflexivamente as diferentes teorias e conceitos que definem problemática que envolve uma questão de pesquisa educacional; - Explicar e fundamentar as opções metodológicas de investigação em função do objeto de estudo e dos sujeitos que participam na investigação; - Construir e aplicar diferentes técnicas de recolha e análise de informação; - Redigir um relatório de pesquisa;

Conteúdos programáticos
Módulo I - Métodos e Técnicas de Investigação 1. Enquadramento geral: A importância da Investigação educacional 2. O Itinerário da Investigação Científica 3. Metodologias de Investigação 3.1. Abordagens quantitativas 3.2. Abordagens qualitativas 3.2.1. Estudo de caso 3.2.2. Observação participante 3.2.3. Investigação qualitativa aplicada 3.2.4. Histórias de Vida 4. Procedimentos para a recolha de dados 5. Investigação-ação: pressupostos e modelos 6. Metodologia da redação do trabalho científico Módulo II - Investigação Aplicada em Educação Especial 1. Investigação em Educação Especial: perspetivas e tendências atuais 2. Análise crítica das pesquisas em Educação Especial 3. A investigação em programas de avaliação 4. Procedimentos de recolha de informação para a tomada de decisões em contextos de Educação Especial

Avaliação
Criação de um espaço de reflexão teórico - prática que facilite a aprendizagem dos estudantes em relação a conceitos, perspetivas e procedimentos para a condução de um trabalho de investigação; aprendizagem autónoma com recurso a materiais de interesse para os participantes; momentos de debate para a partilha de saberes e experiências sobre questões metodológicas no âmbito da educação; acompanhamento de trabalhos a realizar pelos formandos. Formas de avaliação: Realização de um projeto de pesquisa escrito - 60%; Apresentação oral do trabalho realizado - 20%; Participação nas sessões teóricas e teórico práticas - 20%

Bibliografia
Aires, L. (2011). Paradigma Qualitativo: práticas de investigação educacional. Lisboa: Universidade Aberta [Em linha] . ISBN 978-989-97582-1-6 Ferrarotti, F. (2013). Sobre a ciência da incerteza: o método biográfico na investigação em ciências sociais. Mangualde: Pedago. ISBN 9789898655103 Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. ISBN 9788536320526 Giglione, R. & Matalon, B. (1995). O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. ISBN 9728027133 Guerra, I. (2008). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais: Principia. ISBN 9789728818661 Hill, M. M., & Hill, A. (2012). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo. ISBN: 9789726182733 May, T. (2004). Pesquisa social: questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed. ISBN 8536301996 Mertens, M. D. & Mclaugin, J. A. (2004). Research and Evaluation in Special Education, California: Corwin Press, ISNB 9780761946533.