Departamento de Formação em Educação Especial e Psicologia

Mestrado em Ciências da Educação, Área de especialização em educação especial
1° Semestre Avaliação Compreensiva e Construção Curricular
Objetivos de aprendizagem
Identificar processos de referenciação Adquirir competências de classificação da funcionalidade usando a CIF Adquirir competências de avaliação das necessidades educativas especiais Consciencializar a importância dos fatores determinantes de um currículo Identificar e discutir formas de diferenciação curricular Adquirir competências básicas sobre construção e desenvolvimento de currículos em populações específicas

Conteúdos programáticos
1- Avaliação compreensiva 1.1- Pressupostos concetuais 1.2- Processo de referenciação 1.3- Classificação da funcionalidade - a CIF 1.4- Modelos de avaliação 1.5- Estratégias e instrumentos de avaliação 2- Definição do Programa educativo individual 3- Construção curricular 3.1- Da uniformização à diferenciação 3.2- Adequações curriculares 3.3- Currículos específicos individuais

Avaliação
Aulas expositivas, discussão de casos, trabalhos de grupo, fóruns de discussão. A avaliação envolve a realização de um trabalho prático de caraterização de um aluno/criança com NEE, escrito, que abarque a definição de uma proposta curricular (100%).

Bibliografia
Alcaraz, N. (2015). Aproximación Histórica a la Evaluación Educativa: De la Generación de la Medición a la Generación Ecléctica. Revista Iberoamericana de Evaluación Educativa, 8(1), 11-25. Disponível em www.rinace.net/riee/numeros/vol8-num1/art1.pdf ISSN 19890397 Correia, L. M. & Tonini, A. (2012). Avaliar para intervir: um modelo educacional para alunos com necessidades especiais. Revista Educação Especial, v. 25, n 44, pp. 367-382. ISSN 1808270X Cosme, A. & Trindade, R. (2012). A Gestão curricular como um desafio epistemológico: A diferenciação educativa em debate. Interacções, n 22,pp. 62-82. Disponível em www.eses.pt/interaccoes ISSN 16462335 Moreira, A. F.& Silva, T. T. (org) (2000). Currículo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez. ISBN 852490546 Silva, F. (2010). Entre o processo civilizador e a gestão controlada do currículo: a escola inclusiva "dos deficientes". Currículo sem Fronteiras, v.10, n.2, pp.214-227. ISSN 16451384