Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
2° Semestre TIC em Contexto Educativo
Objetivos de aprendizagem
- Integrar as TIC nas práticas, explorando-as como recurso pedagógico e didático e mobilizando-as para o desenvolvimento de novas estratégias de ensino - Desenhar, Criar e Avaliar recursos educativos digitais - Utilizar ambientes e-learning numa perspectiva de formação ao longo da vida - Partilhar, socializar e colaborar numa metodologia de e-learning - Utilizar as TIC ao serviço do contexto educativo - Selecionar, organizar e utilizar criteriosamente a informação disponível na Internet

Conteúdos programáticos
1. O novo contexto da formação na Sociedade da Informação 2. A Eficiência da Aprendizagem das TIC na Formação 3. Blended Learning em contexto educativo. LMS- Learning management system 4.Recursos Educativos Digitais 5. Recolha, Tratamento e Análise de dados com recurso a folha de cálculo

Avaliação
Será fornecido um conjunto de recursos educativos digitais para que o estudante analise, discuta e construa atividades de forma a integrar as TIC na área disciplinar do seu interesse. O docente será sempre o pivot e o mediador das aprendizagens. Os momentos de natureza expositiva constituirão pontos de partida para a criação de espaços de análise e consequente reflexão sobre as temáticas em exploração, individualmente, em pequeno ou grande grupo. A avaliação é composta por um trabalho individual que consiste na construção e organização de um portfólio virtual.Este trabalho é apresentado oralmente e entregue ao docente na última aula.

Bibliografia
Monteiro, A., Moreira, J., Almeida, A., & Lencastre, J. (2012). Blended Learning em Contexto Educatico - Perspetivas teóricas e práticas de investigação. De Facto Editores. Gonçalves, D., & Ramalho, R.J. (2011). E-learning no Ensino Superior: a experiência da ESE de Paula Frassinetti .In II Congreso Ibérico A Fenda dixital : As TIC, entre a Escola e a Comunidade (pp. 319-328). Ramalho, Rui J., & Gonçalves, D., (2009). O (e)portfolio reflexivo como estratégia de formação, Investigación e innovación en la Universidad: Trabajar con (e) portfolio en la Universidad , 2: 2 - 15 Rodrigues, E., & Ramalho, R. J. (2013). Instrumentos de transdisciplinaridade usando o Moodle - Possíveis contributos de um espaço formativo. In Atas do XII Congresso Internacional Galego-Português. Siemens, G. (2003). Learning Ecology, Communities and Networks: Extending the classroom. Obtido de http://www.elearnspace.org/Articles/learning_communities.htm