Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
2° Semestre Modelos de Ensino e Teorias de Aprendizagem
Objetivos de aprendizagem
1. Compreender o conceito e os mecanismos da aprendizagem de modo a fomentar a capacidade de reflexão sobre a ação educativa; 2. Relacionar as teorias existentes sobre a aprendizagem a fim de capacitar para a interpretação das práticas educativas; 3. Caraterizar os modelos relevantes para o processo de ensino-aprendizagem com vista à, na sua função de supervisão, identificação e avaliação dos modelos seguidos.

Conteúdos programáticos
1. Aprendizagem: Teoria e Prática 1.1. Conceito e mecanismos básicos da aprendizagem 1.2. O reforço e a transferência da aprendizagem 1.3. A autorregulação da aprendizagem 2. Teorias da Aprendizagem 2.1. Teorias comportamentais da aprendizagem 2.2. Teorias cognitivas da aprendizagem 2.2.1. Construtivismo exógeno 2.2.2. Construtivismo endógeno 2.2.3. Construtivismo dialético 3. Modelos de Ensino 3.1. Ensino Expositivo 3.2. Instrução Direta 3.3. Aprendizagem de Domínio 3.4. Aprendizagem por Descoberta 3.5. Modelos de Eventos Instrutivos 3.6. Aprendizagem Cooperativa

Avaliação
Utilizaremos como metodologias e estratégias: Exposição oral com e sem suporte visual; Diálogo Professor/estudante, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Trabalho individual e de grupo, sobre tema previamente definido; Apresentação de tema na aula com debate final para a construção de ideias e saberes. Trabalho escrito individual: 50%; Apresentação oral do trabalho de grupo: 50%.

Bibliografia
Arends, R. (2008). Aprender a Ensinar (7. Edição). Madrid: McGraw-Hill ISBN: 9788448160104 Bruner, J. (2001). El proceso mental en el Aprendizaje. (2. edição) Madrid: Narcea, S.A. Ediciones. ISBN: 9788427713697 Fonseca, V. (2007). Aprender a Aprender. Lisboa: Ancora Editora (2. edição). ISBN: 9789727802109 Jesus, S. N. (2004). Psicologia da Educação. Coimbra: Quarteto Editora.ISBN: 9895580088 Oliveira, J. H.B. (2010). Psicologia da Educação. Aprendizagem /Aluno.(3. edição) Porto: Edição LivPsic. ISBN 9789898148490 Oliveira, J. H.B. (2007). Psicologia da Educação. Ensino /Professor. Porto: Legis Editora (2. edição).ISBN: 9789728082932 Woolfolk, A. (2000). Psicologia da Educação. Porto Alegre: ArtMed. ISBN: 8573076216