Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
2° Semestre Educação Emocional
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da Inteligência Emocional para uma melhor compreensão das vivências; 2. Caracterizar Consciência e Competência Emocional a fim de enriquecer a capacidade de interpretação e ação enquanto pessoa e profissional; 3. Compreender a importância da Educação Emocional com vista a uma intervenção esclarecida nos diferentes contextos socioeducativos.

Conteúdos programáticos
1. Fundamentos da Inteligência Emocional 1.1. Emoções, Afetos e Sentimentos 1.2. Teoria das Inteligências Múltiplas de Gardner 1.3. Inteligência Emocional 1.4. Inteligência e Assertividade 2. Consciência e Competência Emocional 2.1. Níveis de Consciência Emocional 2.2. Medição de Competência Emocional 2.3. Competências Sociais em contextos socioeducativos e de trabalho 2.4. Resolução de Conflitos e Resiliência 3. Educação Emocional: Conceito e Prática 3.1. Educação Emocional 3.2. A Educação das Emoções nas crianças 3.3. Educação Emocional na família e no âmbito escolar

Avaliação
Utilizaremos como metodologias e estratégias: Exposição oral com e sem suporte visual; Diálogo Professor/estudantes, suscitando a reflexão e exploração de conceitos; Análise de documentos; Reflexão crítica de artigos numa interação constante entre professor e estudantes e estudantes entre si; Trabalhos sobre tema previamente definido; Apresentação oral de tema na aula com debate conjunto para a construção de ideias e saberes. Apresentação oral de trabalho de grupo - 50%; Trabalho escrito individual - 50%.

Bibliografia
Bar-On, R. & Parker, J. D. A. (2002). Manual de inteligência emocional: teoria e aplicação em casa, na escola e no trabalho. Porto Alegre: Artmed Editora. ISBN 8573079185 Faria, L. & Lima-Santos, N. (2011). Questionário de Competência Emocional (QCE). In C. Machado, M. M. Gonçalves, L. S. Almeida & M. R. Simões (Eds.), Instrumentos e contextos de avaliação psicológica (vol. I, 67-80). Coimbra: Edições Almedina. ISBN: 9789724042954 Gardner, H. (2000). Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva. ISBN 857302321X Goleman, D. (2009). Inteligência Emocional. (13 ed.). Lisboa: Temas e Debates. ISBN 9789727560636 Martin, D. & Boeck, K. (2002). O que é a Inteligência Emocional. (3 ed.). Cascais: Editora Pergaminho. ISBN 9727111572 Muller-Lissner, A. (2001). A Inteligência Emocional na Criança. Cascais: Editora Pergaminho. ISBN 9727112323 Steiner, C. & Perry, P. (2000). Educação Emocional. Literacia emocional ou a arte de ler emoções. Cascais: Pergaminho. ISBN 9727113060