Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
2° Semestre Supervisão Pedagógica: metodologias e práticas
Objetivos de aprendizagem
- Integrar as intencionalidades da supervisão pedagógica - Identificar contribuições/implicações da observação dos contextos educativos - Desenvolver métodos de observação, orientação e avaliação/supervisão - Construir e problematizar diferentes instrumentos de supervisão - Implementar estratégias supervisivas - Analisar métodos de apoio à supervisão e à compreensão das práticas educativas - Conhecer as dimensões da supervisão pedagógica - Aplicar um ciclo de supervisão pedagógica

Conteúdos programáticos
1. Métodos de observação, orientação e avaliação no âmbito da Supervisão Pedagógica 1.1. Observação de aulas 1.2. Supervisão das etapas da intervenção educativa 1.3. Instrumentos de supervisão pedagógica 2. A Educação Transformadora como metodologia de ação supervisiva 2.1. Objeto de Análise/intervenção e uma dimensão processual interativa 2.2. Supervisão Pedagógica como processo orientado para o desenvolvimento e qualidade 3. Problematização de um ciclo supervisivo e diferentes referenciais supervisivos 3.1. Fase pré-ativa 3.2. Fase ativa 3.3. Fase pós-ativa

Avaliação
As aulas serão de natureza essencialmente teórico-prática e as atividades desenvolver-se-ão em sintonia com os objetivos e com os conteúdos programáticos enunciados e os interesses, as motivações e as necessidades dos formandos. A estratégia avaliativa contempla dois momentos: Trabalho individual (60%) - Consiste na aplicação de um ciclo supervisivo, respeitando os conteúdos programáticos e que contemple a observação de aulas, a monitorização de processos e a consequente avaliação, de acordo com referenciais da Supervisão Pedagógica; Trabalho de grupo (40%) - Consiste na identificação de um problema do contexto profissional a investigar, tendo em conta a seleção de um referencial supervisivo, implicando a construção de diversos e diferentes instrumentos de supervisão pedagógica adequados ao problema identificado e que possibilitem a sua resolução.

Bibliografia
ALTET, Marguerite (2000). Análise das Práticas dos Professores e das Situações pedagógicas. Porto: Porto Editora. COSTA, I. (2011). Percursos reflexivos de acesso à interioridade. estratégias dialógicas e autoscópicas. Moreira (org.), Narrativas dialogadas na investigacão, formacão e supervisão de professores. Mangualde: Pedago, pp. 63-85. GLICKMAN, C., GORDON, S. e ROSS-GORDON, J. (2004). Supervision and instructional leadership - a developmental approach. Boston: Pearson Education. GOLDHAMMER, R., ANDERSON, R. e KRAJEWSKY, R. (1980). Clinical Supervision: specialmethods for the supervision of teachers. Fortworth: Harcourt B. College GONÇALVES, D., GONÇALVES, J.L. (2010). LŽexpérience comme problématision dans la supervision éducative. Expérince et Problématision en Éducation. Porto: Afrontamento, 239 - 251. VITÓN, M.J. (2013). Diálogos com Raquel. Praxis Pedagógicas y reflexión de saberes para el desarollo educativo en la diversidade cultural. Madrid: Editora Popular