Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
1° Semestre Supervisão Pedagógica: conceitos e modelos
Objetivos de aprendizagem
- Problematizar a supervisão pedagógica no contexto da escola contemporânea - Compreender o conceito de supervisão pedagógica e as suas dimensões - Identificar os diferentes contextos para a prática da supervisão pedagógica - Analisar modelos de supervisão pedagógica - Conhecer diferentes estilos de supervisão - Construir diferentes referenciais supervisivos - Planificar atividades/ciclos desupervisão pedagógica - Adotar estratégias supervisivas

Conteúdos programáticos
1. O conceito de supervisão pedagógica 1.1. Percurso epistemólogico do conceito 1.2. Supervisão pedagógica e conceitos conexos 2.Supervisão Pedagógica e Racionalidades Educativas 2.1. Racionalidade técnica 2.2. Racionalidade prática 2.3. Racionalidade crítica 3. Modelos de Supervisão pedagógica 3.1. Modelo de Imitação Artesanal 3.2. Modelo de Descoberta Guiada 3.3. Modelo Behavorista 3.4. Modelo Clínico 3.5. Modelo Psicopedagógico 3.6. Modelo Pessoalista 3.7. Modelo Reflexivo 3.8. Modelo Ecológico 3.9 Modelo Dialógico 3.10. Modelo Integrador 4. A supervisão Pedagógica como atividade profissional 4.1. Ciclo supervisivo e as suas fases

Avaliação
Será fornecido um conjunto diverso de recursos pedagógicos para que o estudante analise, discuta e tire conclusões sobre questões atuais da Escola, da Educação e da função da Supervisão Pedagógica. A avaliação das aprendizagens desta unidade curricular processa-se através dos seguintes produtos avaliativos: Trabalho Individual: 60% - consiste numa REFLEXÃO CRITÍCA onde o estudante se posiciona enquanto profissional da educação face aos desafios que a SUPERVISÃO pode levantar; Trabalho de Grupo: 40% - consiste na apresentação de uma temática estudada, e em que cada grupo de estudantes explana as principais linhas explicativas do tema (o que é); partindo do conceito de supervisão, explicita o fundamento/raiz das práticas educativas subjacentes à temática (porquê); demonstra as principais finalidades/funções educativas desta temática (para quê); propõe questões para debate em grande grupo.

Bibliografia
ALARCÃO, I. E CANHA, B. (2013). Supervisão e Colaboração. Porto: Porto Editora. ALARCÃO e TAVARES (2010). Supervisão da prática pedagógica: uma perspetiva de desenvolvimento e aprendizagem. Coimbra: Almedina ALARCÃO, I. e ROLDÃO, M. C. (2008). Supervisão. Um contexto de desenvolvimento profissional de professores. Mangualde: Edições Pedagogo GONÇALVES, D., VÍTON ANTÓNIO, M. J. (2014). Práctica docente en la enseãnza universitaria, reflexión de saberes y aprendizaje transformativo. Prospectiva en innovación y docencia universitaria. Madrid: SEECI, 1141 - 1154 GONÇALVES, D., DUARTE F., (2014). Supervisão Pedagógica e Desenvolvimento Profissional. Trabalho Docente e Formação. Porto: Centro de Investigação e Intervenção Educativas, 5318 - 5330 SÁ-CHAVES, I. (2007). "Cultura, conhecimento e identidade: universidade e contemporaneidade", in Saber e Educar. Porto: ESEPF WOOD, D. (2007). Professional Learning Communities: Teachers, Knowledge and Knowing. Teory into Pratice, 46, 281-290