Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ciências da Educação, área de especialização em Supervisão Pedagógica
1° Semestre Investigação Educacional em Supervisão Pedagógica
Objetivos de aprendizagem
1. Desenhar/planear percursos investigativos - Analisar a fundamentação epistemológica do ato de conhecer através das opções paradigmáticas de base - Avaliar o grau de adequação das abordagens qualitativas e quantitativas aos objetivos do trabalho de investigação - Saber desenhar propostas de investigação com base em abordagens qualitativas e quantitativas 2. Construir/utilizar metodologias e instrumentos de recolha de dados - Conhecer técnicas de amostragem - Conceber instrumentos de recolha de dados (questionários, entrevistas, grelhas, . . .) 3. Analisar dados e comunicar resultados - Analisar dados qualitativos através de procedimentos de análise de conteúdo - Analisar dados quantitativos através de análise estatística - Interpretar dados - Elaborar e comunicar resultados de investigação

Conteúdos programáticos
Enquadramento geral - A Importância da Investigação em Educação - A investigação-ação, conhecimento e intervenção em contextos educacionais - Questões éticas e deontológicas em investigação educacional Metodologia e Técnicas de Investigação - Definição, delimitação e caracterização do objeto de estudo - Problematização de uma questão teórica - Métodos quantitativos e qualitativos -Seleção dos métodos e técnicas de pesquisa - Construção e aplicação de algumas técnicas de investigação ◦ Entrevista ◦ Observação ◦ Inquérito por questionário -Tratamento, interpretação e apresentação dos dados da pesquisa Metodologia de redação e apresentação de trabalhos científicos - Estrutura dos trabalhos - Citações e referências - Possibilidades de disposição da Bibliografia - Redação dos trabalhos científicos

Avaliação
Exposição teórica e realização de exercícios práticos sobre tópicos com interesse para a realização de proj. de investigação -Acompanhamento(esclarecimento de dúvidas)dos alunos sobre questões abordadas nas sessões teóricas -Momentos de debate presenciais para a partilha de saberes e experiências sobre as questões metodológicas e de investigação AVALIAÇÃO: Realização de um trabalho prático,em grupo,sobre os temas e objetivos abordados,que integre os contributos das 2 estratégias investigativas a trabalhar (quantitativa e qualitativa),cada uma da responsabilidade de um/a docente(70%). Reflexão individual em que possam revelar o domínio teórico que possuem sobre as temáticas essenciais da UC(30%), designadamente o que aprenderam de novo e o que passarão a fazer de diferente,em futuras situações de investigação,relativamente a questões como:1)fundamentação paradigmática da inv. e modelos e abordagens investigativas; 2)conceção de projetos de inv.; e 3)redação de trabalhos científicos.

Bibliografia
Hill, M. M., & Hill, A. (2012). Investigação por questionário. Lisboa: Sílabo. ISBN:978-972-618-273-3 May, T. (2004). Pesquisa social : questões, métodos e processos. Porto Alegre: Artmed. ISBN 85-363-0199-6 Ferrarotti, F. (2013) Sobre a ciência da incerteza: o método biográfico na investigação em ciências sociais. Mangualde : Pedago. ISBN 978-989-8655-10-3 Flick, U. (2009). Desenho da pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Artmed. ISBN978-85-363-2052-6 Giglione, R. & Matalon, B. (1995).O inquérito: teoria e prática. Oeiras: Celta Editora. ISBN 972-8027-13-3 Guerra, I. (2008). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: sentidos e formas de uso. Cascais: Principia. ISBN 978-972-8818-66-1 Quivy, R. & Van Campenhoudt, L. (2008). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva. ISBN 978-972-662-275-8 Welller, W., & Pfaff, N. (orgs.) (2010). Metodologia da pesquisa qualitativa em educação : teoria e prática. Petrópolis: Vozes. ISBN 9788532639943