Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
4° Semestre Literatura e Interculturalidade
Objetivos de aprendizagem
1. Conhecer os fundamentos da literatura, bem como as abordagens concetuais sobre o texto literário, valorizando os aspetos e dimensões deste para os alunos do 1 e 2 Ciclos do EB; 2. Refletir sobre os fundamentos da literatura, numa perspetiva de articulação entre o texto literário e a sua dimensão intercultural; 3. Refletir, fundamentadamente, sobre a importância dos conhecimentos obtidos para a promoção de práticas pedagógicas transformadoras sobre as representações sociais e culturais estabelecidas no texto literário; 4. Analisar e compreender modelos, conceitos, perspetivas teóricas, fatores contextuais e respostas educativas no âmbito da Educação Intercultural; 5. Conhecer modelos da abordagem intercultural aplicados a literatura com o fim de compreender as representações socioculturais; 6. Conhecer projetos de intervenção social, mediados pela literatura e implementados no espaço europeu.

Conteúdos programáticos
I. Literatura: 1.1. Conceitos e fundamentação 1.2. Texto, contexto e interpretação 1.3. Literatura - espaços de subjetividade 1.4. A Personagem: dimensões psicológicas, éticas e sociais 1.5. Literatura, identidades e sublimação: o conceito de empatia 1.6. Análise das representações sociais no texto literário 1.7. Os géneros literários e as suas possibilidades de articulação com a Educação Intercultural 1.8. O Diário - do individual para o universal II. Interculturalidade: 2.1. Fundamentação e conceitos 2.2. Interculturalidade no contexto europeu (perspetivas teóricas, conceitos, desafios e respostas educativas); 2.3. Problemática da Educação Intercultural (conceitos fundamentais - alteridade, cultura, diálogo intercultural, diversidade, identidade, consciência cultural crítica, pedagogia intercultural critica; hiperpedagogia critica) III - A Experiência de um projeto: Vivendo e escrevendo com Anne Frank 3.1. Os círculos de leitura 3.2. Do Diário à exposição Anne Frank.

Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas, orientação tutorial e prática laboratorial, logo assente em metodologias ativas. As aulas T constroem o quadro concetual que oriente, posteriormente, a análise de atividades e recursos visando a promoção de reflexão sobre as representações sociais veiculadas pela literatura, ou seja, para a promoção do diálogo entre a literatura e a interculturalidade. As aulas TP corresponderão a momentos de debates e oficinas, orientados por parte dos docentes e dos estudantes, tendo por base a apresentação e reflexão sobre os documentos e materiais selecionados. Nas sessões PL será analisada a planificação de atividades de projetos socioculturais, organizadas em sequências didáticas. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: 1 trabalho individual(60%) e 1 trabalho de grupo (40%)

Bibliografia
ABDALLAH-PRETCEILLE, M. (2001). La educacion intercultural. Barcelona: Idea Books. AFONSO, C. (et. al.) (2008). "The other of myself: representations of Portuguese teachers about intercultural education related concepts" in Celebrating the European Year of Intercultural Dialogue: the European Year of Intercultural Dialogue: Theory & Practice in Intercultural Education. Warsaw Conference Proceedings. Navreme-Austria. AGUADO, T. (2003). Pedagogia intercultural. Madrid: McGraw-Hill. CAVALCANTI, J.. (2006). Malas que contam historias. Lisboa: Paulus. ISBN 972-30-1192-1. CERRILLO, P. et alii (2002). Libros, lectores y mediadores. Cuenca: Ediciones de la Universidad de Castilla-la-Mancha. REIS, C. (1997). O conhecimento da literatura. Introducao aos Estudos Literários. Coimbra: Almedina. REIS, C., LOPES, A.C.M. (1987). Dicionário de Narratologia. Coimbra: Almedina.