Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
4° Semestre Oficina de Recursos Pedagógicos para História e Geografia
Objetivos de aprendizagem
Conhecer, perceber e utilizar os conceitos que envolvem a Tecnologia Educativa Conhecer, perceber, utilizar e aprofundar conhecimentos sobre as estratégias pedagógicas que envolvem a Tecnologia Educativa a aplicar no 1 e 2 CEB Saber construir, selecionar e utilizar criticamente recursos tecnológicos no âmbito da História e da Geografia de Portugal

Conteúdos programáticos
1-A tecnologia educativa e o profissional investigador: 1.1-As tecnologias no contexto educativo; 1.2-Seleção, avaliação e utilização de Recursos Educativos Digitais. 2-Recursos tecnológicos no contexto da História e da Geografia: 2.1-A utilização dos documentos escritos, materiais, iconográficos e orais em contexto educativo e a construção do conhecimento histórico; 2.2-Conhecimento do ambiente físico e social através da fotografia e dos mapas pictóricos; 2.3-As plantas geográficas, os globos e os planisférios.

Avaliação
Os conteúdos da uc serão explorados de forma ativa; serão valorizadas as interações entre alunos, explorando competências transversais como espírito de liderança, capacidade de gestão interpessoal, criatividade e inovação. Nas sessões teóricas procurar-se-ão aprofundar conhecimentos necessários à prática do futuro professor do 1 e 2 CEB. Nas sessões teórico-práticas será valorizado o desenvolvimento colaborativo de projetos tendo por base a possibilidade de conextualização prática. As OT têm como principal objetivo proporcionar um apoio e feedback específico aos trabalhos e à formação do estudante a partir do trabalho e dos objetivos da uc, bem como da adequação dos conteúdos explorados à construção dos projetos a desenvolver. Serão utilizados os registos de observação feitos pelos docentes e momentos de auto avaliação do estudante. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual - 70%; Apresentação oral - 30 %.

Bibliografia
BARCA, I. (org.) (2001). Perspectivas em educacão histórica. Braga: U.M. GERSMEHL, P. (2008). Teaching geography. Nova Iorque: The Guilford Press MANIQUE, A. P., PROENCA, M. C. (1994). Didáctica da História - Património e História local. Lisboa: Texto Editora PAIVA, J., MORAIS, C., COSTA, L., PINHEIRO., A. (2015). The shift from "e-learning" to "learning": Invisible technology and the dropping of the "e". British Journal of Educational Technology, n12242, 2-13 SILVA, A., ROCHA, C., ABREU, S., SILVA, S., GOMES M. P., e PINHEIRO, A. (2014). A criança, o Facebook e eu: reflexões sobre medos e motivações de professores e pais. In A. A. A. Carvalho, S. Cruz, C. G. Marques, A. Moura e I. Santos (Org) (2014) Atas do 2 Encontro de Jogos e Mobile Learning (pp. 309-317) Coimbra: FPCE-UC