Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
3° Semestre Portugal: Território e Identidades
Objetivos de aprendizagem
Reconhecer a importância do estudo da História para a construção da memória nacional/local e de uma identidade individual/coletiva. Compreender a evolução, as caraterísticas e as dinâmicas nos diferentes espaços do território nacional. Apreender conhecimentos e quadros concetuais e operativos imprescindíveis a uma aprendizagem dinâmica e crítica. Aplicar as metodologias de investigação no âmbito da História. Promover a aquisição integrada de métodos de estudo e trabalho utilizando as TIC.

Conteúdos programáticos
1. O papel do ensino da História de Portugal na construção da memória e da identidade nacionais. 2. As ritualizações da História - comemorações e feriados cívicos - e o reavivar da memória nacional e local. 3. Os lugares de memória e o seu interesse pedagógico. O património local e regional. 4. Os mitos e as lendas na História e na Cultura portuguesas.

Avaliação
Nas aulas teóricas procura-se dotar os estudantes do quadro concetual e teórico necessário para desenvolver o pensamento autónomo. Por sua vez, as aulas teórico-práticas, centradas na análise de bibliografia selecionada, contribuem para promover a problematização e desenvolver as competências críticas e reflexivas no futuro professor. Por sua vez, as aulas de orientação tutorial e de trabalho de campo, permitem ao estudante consolidar as metodologias de investigação e a aplicação prática dos conhecimentos. Forma de avaliação: trabalho de pesquisa individual realizado no âmbito de uma das temáticas em análise nesta unidade curricular. Este trabalho constituirá a base científica do projeto a desenvolver na UC de Metodologias do Ensino da História e Geografia de Portugal em 2. Ciclo do Ensino Básico.

Bibliografia
HERNÁNDEZ, G. M. et al. (2005). La memoria construida. Patrimonio cultural y modernidad. Valencia: Tirant lo Blanch. LE GOFF, J. (1984). "Memória", in Enciclopédia Einaudi: Memória-História. Lisboa: IN-CM, vol. 1, p. 11-50. MARTINS, G. d'O. (2009). Património, Herança e Memória. A cultura como criação. Lisboa: Gradiva. MONTEIRO, I.; MAIA, F.P. (2000). "Overview of the commemorations of the Bicentenary of the French Invasions". e-Journal of Portuguese History. Brown University, v. 8, n. 1. MONTEIRO, I. (2015). "André Brun e a memória da Grande Guerra", in A Malta das trincheiras. Viseu/Lisboa: Quartzo/DHCM, p. 9-42. NORA, P. (2008). "Memória colectiva", in LE GOFF, J. (coord.). A Nova História. Coimbra: Almedina. PROENÇA, M. C. (coord.) (2000). Um século de ensino da História. Lisboa: Colibri; IHC. TORGAL, L. R. (1989). História e Ideologia. Coimbra: Liv. Minerva. TORGAL, L. R. et al (1996). História da História em Portugal: sécs. XIX-XX. Sl: Círc. de Leitores.