Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
3° Semestre Metodologias de Ensino da História e Geografia de Portugal em 2. Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Adquirir e desenvolver conhecimentos relativos às metodologias do ensino da História e da Geografia de Portugal, no 2o CEB; Problematizar, refletir e apresentar uma visão crítica dos vários fenómenos histórico-geográficos; Pesquisar, recolher, organizar, analisar a informação para levantar/testar hipóteses e apresentar os resultados; Planear a aplicação de diversas estratégias e recursos, numa perspetiva interdisciplinar da História e da Geografia, tendo em conta o currículo e o desenvolvimento dos alunos do 2 CEB; Saber utilizar as técnicas gráficas e cartográficas adequadas à representação espacial e à descrição dos lugares a diferentes escalas; Utilizar, no ensino da História e da Geografia, os recursos didáticos, tais como os jogos, as experiencias,as animações, as visitas de estudo, a fotografia e as T.I.C./SIG; Aplicar e desenvolver ferramentas pedagógicas adequadas à escala de análise e à localização. Compreender a importância do trabalho colaborativo na intervenção educativa.

Conteúdos programáticos
1. O ensino da História de Portugal: a questão da transposição didática 2. Metodologias do ensino da História no 2.o ciclo do Ensino Básico 3. O papel do ensino da Geografia: da aquisição de saberes a formação do espirito cientifico/critico; 4. A praxis pedagógica da Geografia de Portugal

Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas T, TP, TC e OT assente em metodologias ativas. Nas aulas T procura-se fornecer os meios para o desenvolvimento do pensamento autónomo. Nas aulas TP realizam-se exercícios práticos de construção de atividades direcionadas para o 2. CEB, colocando os estudantes em contacto com novas ferramentas, com recurso às TIC. Por sua vez, a análise de bibliografia contribui para promover a problematização e desenvolver as competências críticas e reflexivas. Docente e estudantes farão o planeamento de visitas de estudo adequadas aos objetivos. Nas sessões de orientação tutorial é feito o acompanhamento dos trabalhos a elaborar pelos estudantes. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual: documento escrito com aplicação das Tecnologias de Informação Geográfica (70%) apresentação oral (30%)

Bibliografia
ALMEIDA, A. (1998). Visitas de Estudo: concepções e eficácia na aprendizagem. Lisboa: Liv. Horizonte, 1998 ISBN 972-2410296 BARCA, I. (org.) (2001). Perspectivas em educação histórica. Braga: U.M.. ISBN 9728098960 COLL, C. et al (2001). O construtivismo na sala de aula. Porto: Ed. Asa. ISBN 9724125130 GERSMEHL, P. (2008). Teaching Geography, 2.a ed., The Guilford Press, New york. ISBN 9781593857158 MANIQUE, A. P:, PROENCA, M. C. (1994). Didactica da História - Património e História local. Lisboa: Texto Ed. ISBN 9724704963 MERENNE-SCHOUMAKER, B. (1999). Didáctica da Geografia. Porto: Ed. Asa. ISBN 9724119874 MOYLES, J. et al. (2011). Beginning Teaching, Beginning Learning. 4a ed. Londres: Open University Press. ISBN 9780335244126 PROENÇA, M. C. (1993). Didáctica da História. Porto: Univ. Aberta ISBN 9726740274 SOEIRO, R.: POEIRA, M. L. (1991). Didactica da Geografia. Lisboa: Univ. Aberta. ISBN9726740622