Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
3° Semestre Escrita: Processos e Produtos
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os mecanismos do processo de escrita; Identificar os modelos concetuais que fornecem a fundamentação ao adequado desenvolvimento da escrita; Compreender a importância da promoção de ambientes lúdicos e formais de escrita; Reconhecer a leitura e a escrita como processos fundamentais para o desenvolvimento pessoal; Identificar lacunas e bloqueios de escrita; Analisar as caraterísticas da escrita científica; Saber produzir materiais didáticos para a promoção da escrita.

Conteúdos programáticos
1. A escrita: 1.1. Relações com a escrita 1.1.1. A escrita e a identidade 1.1.2.As fases da escrita 1.1.2.1.1. Do processo ao produto 1.2. Os bloqueios de escrita 1.3. Do bloqueio ao prazer de escrever 2. Atividades para o desenvolvimento da escrita: 2.1. Técnicas e estratégias de escrita formal e criativa 2.2. Jogos de escrita criativa 3. A escrita científica 4. Produção de recursos digitais para a promoção da escrita

Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas, orientação tutorial e prática laboratorial assente em metodologias ativas. Recorrer-se- á à exposição, ao debate, à análise de documentos, ao trabalho individual e ao trabalho em grupo. As horas de contacto Teóricas visam a criação do quadro conceptual orientador da elaboração de atividades e recursos para a promoção da escrita. As aulas TP corresponderão a momentos de exposição oral da docente e dos estudantes, sendo fomentada a participação dos estudantes na discussão das sistematizações preparadas pela docente e colegas no momento das OT. Enfatiza-se a produção individual e coletiva de textos escritos. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos e verificada através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: 1 trabalho individual (60%) e 1 trabalho de grupo (40%).

Bibliografia
BARBEIRO, L. F. (2003). Escrita: construir a aprendizagem. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. ISBN: 972-8746-09-1 CASSANY, D. (1998). Reparar la escritura. Didáctica de la corrección de lo escrito. Col. "Biblioteca de Aula", n108, 6 ed. Barcelona: Editorial Graó. ISBN: 84-7827-050-7 CAVALCANTI, J. (2000). O Jornal como Proposta Pedagógica. São Paulo: Paulus Editora. ISBN 85-349-1459-1 CAVALCANTI, J. (2002). Leitura: o despertar da cidadania. Recife: Ed. UNIPAUTA /UNESCO CAVALCANTI, J. (2006). Malas que Contam Histórias. Propostas de Actividades em Contextos Lúdicos de Aprendizagem. Lisboa: Paulus Editora ECO, U. (2010). Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença. ISBN 978-972-23-1351-3 NORTON, C. (2001). Os mecanismos da escrita criativa. Lisboa: Temas e Debates. ISBN: 972-759-438-7 RODARI, G. (2006). Gramática da fantasia: introdução à arte de inventar histórias. Lisboa: Caminho. ISBN 972-21-0846-8