Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2 Ciclo do Ensino Básico
1° Semestre Didática da Língua e do Texto no 1. Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os fundamentos da Didática do Português, bem como as orientações curriculares para o 1. CEB, ao nível do conhecimento da língua e do texto; Conhecer métodos e estratégias de ensino eficazes, diversificadas e ajustadas ao ensino da Língua; Refletir sobre os fundamentos da Didática do Português visando a promoção da consciência linguística e do conhecimento da língua e do texto; Saber operacionalizar, fundamentadamente, os conhecimentos obtidos e a capacidade de reflexão na promoção de práticas pedagógicas em torno da língua e do texto dirigidas a alunos do 1.CEB: adotar estratégias pedagógicas adequadas conducentes aos níveis de desempenho linguístico e textual que as orientações curriculares determinam que devem ser conseguidos à saída do 1. CEB, nomeadamente mediante produção de propostas didáticas fundamentadas; Desenvolver atitudes investigativas que correspondam às exigências do processo de ensino- aprendizagem.

Conteúdos programáticos
1. Didática da Língua: da consciência linguística ao conhecimento explícito da língua: 1.1. Conceitos fundamentais; 1.2. Competências linguísticas previstas nas orientações curriculares. 2. O Ensino-aprendizagem da gramática no 1.CEB: 2.1. Princípios orientadores da intervenção pedagógica ao nível da reflexão metalinguística; 2.2. O valor do conhecimento gramatical e sua transversalidade; 2.3. O ensino da gramática e o laboratório gramatical; 2.4. Conceção de sequências didáticas para a promoção do conhecimento gramatical. 3. Didática do Texto: 3.1. Estratégias e atividades de promoção da compreensão leitora; 3.2. Do texto verbal ao texto multimodal; 3.3. Estratégias e atividades para a promoção de competências de escrita. 4. Intervenção cientifico-pedagógica em contexto de ensino: 4.1 Planificação de unidades didáticas e atividades no 1 e 2 ciclos do Ensino Básico; 4.2. Construção de instrumentos e materiais didáticos no domínio da didática do texto.

Avaliação
A UC encontra-se estruturada em aulas teóricas, teórico-práticas e orientação tutorial assente em metodologias ativas. Promover-se-ão debates em sala de aula, sobre aspetos controversos, visando a aplicação de conceitos e o desenvolvimento do pensamento crítico. Em trabalho autónomo, serão feitas as consultas bibliográficas e propor-se-ão tarefas de aplicação em tudo semelhantes às sujeitas a demonstração em contexto de sala de aula. As dúvidas na aplicação serão resolvidas em sala de aula. O trabalho a desenvolver pelos estudantes terá, como referência, os objetivos e resultados de aprendizagem conseguidos, bem como o Pensamento Crítico e o Planeamento e Controlo que subjazem a toda a planificação e aplicação de conceitos e verificados através das seguintes formas de avaliação e respetiva ponderação: um trabalho de grupo (20%) e dois trabalhos individuais (30% + 50%), sendo um escrito e o outro com apresentação oral.

Bibliografia
DUARTE, I. (2008). O conhecimento da língua: desenvolver a consciência linguística. Lisboa:ME. ISBN: 978-972-742-268-5. FREITAS, M. J., et al. (2007). O Conhecimento da Língua: Desenvolver a consciência fonológica. Lisboa:DGIDC. 978-972-742-269-2. PEREIRA, L. A. (2000). Escrever em Português. Porto: ASA. ISBN 972-41-2408-8. PEREIRA, S. (2010). "Explicitação gramatical no 1. Ciclo" in Sousa, O. & A. Cardoso (eds.) Desenvolver Competências em Língua. Lisboa: Colibri, 145-174. ISBN: 978-989-689-010-0. SILVA, C. V. (2010). "Para uma didáctica da gramática: a aula de Língua Portuguesa como um Laboratório de Língua", In Textos seleccionados do XXV Encontro Nacional da APL. Porto: APL, 717-732. VIANA, F. L.; MARTINS, M. (2009). "Dos leitores que temos aos leitores que queremos."In Dos leitores que temos aos leitores que queremos. Coimbra: Almedina. 9-41. ISBN: 978-972-40-4011-0. VIANA, F. L., Ribeiro, et al. (2010). O ensino da compreensão leitora. Coimbra: Almedina. ISBN: 978-972-40-4362-3.