Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
4° Semestre Ética e Deontologia na Docência
Objetivos de aprendizagem
Pretende-se que o estudante tenha a capacidade e desenvolva as competências que o tornem capaz de resolver casos práticos fundamentando-se num raciocínio e análise profunda das questões éticas implicadas. A construção, discussão e resolução de casos/dilemas éticos no âmbito educativo/profissional prepara, treina e desenvolve as competências teórico-práticas dos estudantes. Estas competências permitirão que estes estudantes, aquando do surgimento de problemas práticos na sua profissão, os resolver desde uma perspetiva e numa linha ética. Partindo da prática quotidiana da educação/docência faz emergir dilemas éticos no exercício profissional. Evidenciar a construção de uma sabedoria pratica (Metodologia de problematização de decisão) na resolução de cada caso (procura, inventaria e manuseia informação necessária para tomar uma decisão, equacionando os seus valores e postura pessoal). Articular operações de raciocínio conceptual, juízos de valor e questionamento pessoal, numa linha ética.

Conteúdos programáticos
1.A ética como eixo da profissionalidade docente 1.1.Distincao e relação das noções de "Ética", "Moral" e "Deontologia". 1.2.Universalidade da ética, pluralidade de morais, códigos deontológicos. 1.3.Dimensoes implicadas na ética profissional: delimitação do âmbito das "questões éticas e deontológicas" na docência. 1.4.Etica e identidade profissional. 2.A implicação pessoal e profissional nos dilemas e nas decisões éticas 2.1.Origem e manifestações de problemas e dilemas éticos provenientes da prática e as tomadas de decisão (nível técnico, legal e ético). 2.2.Impacto das tensões, dilemas e conflitos levantadas pelas "questões éticas" na docência: e educação para as faculdades da empatia e da descentração. 2.3.Gestao de emoções e sentimentos nos dilemas éticos. O mundo do desejo e dos limites nas tomadas de decisão. 2.4.Etica aplicada: modelos e princípios de atuação. 2.5.Etica e prática profissional: autoridade, disciplina, gestão curricular, gestão escolar, formação profissional

Avaliação
Com o objetivo de desenvolver competências no âmbito da problematização em educação, por via do dilema ético, potenciadoras de um dialogo critico-reflexivo com a pratica profissional quotidiana, a metodologia a desenvolver compreende sobretudo dinâmicas de role-play, espaços de debate de casos, de partilha de saberes pesquisados e experiencias pessoais refletidas, exercícios práticos e dinâmicas de grupo, tendo em vista a construção de uma sabedoria pratica, eticamente sustentada e com reflexos na identidade profissional docente. Participação (20%), resenha bibliográfica sobre obra de referência (40%), trabalho escrito/apresentação/discussão (partindo de caso ou dilema ético no campo profissional, evidencie a construção de uma sabedoria pratica na resolução do caso, articulando operações de raciocínio conceptual, juízos de valor e questionamento pessoal, numa linha ética) (40%).

Bibliografia
BAPTISTA, Isabel (2005). Dar rosto ao futuro. A educação como compromisso ético. Porto: Profedições. ISBN 972-8562-15-2 BANKS, Sarah & KIRSTEN, Nǿhr (coord.) (2009). Ética Prática para as Profissões do Trabalho Social. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-34858-6 ESTEVAO, C. V. (2012). Direitos humanos, justiça e educação na era dos mercados: os lugares da escola e o bem educativo. Porto: Porto Editora. ISBN 978-972-0-34904-0 SINGER, Peter (2002). Ética prática. Lisboa: Gradiva. ISBN 972-662-723-0 PRIETO, Xose Manuel Dominguez (2007). Etica del docente. Coleccion Sinergia. Salamanca: Editorial Mounier. ISBN 978-8821306426 DVD Free2Choose. Os limites da liberdade (ed. portuguesa). Projecto Aprender Direitos Humanos: passado e presente. http://direitoshumanos.up.pt/