Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
4° Semestre Didática das Ciências Naturais, da História e da Geografia
Objetivos de aprendizagem
- Aprofundar práticas pedagógicas de abordagem das Ciências, da Historia e da Geografia. - Analisar criticamente situações, materiais e propostas adequadas ao 1o Ciclo do Ensino Básico (CEB). - Utilizar estratégias motivadoras, numa prática globalizante, para a formação inicial dos alunos. - Dominar conceitos e noções fundamentais para o ensino das Ciências, Historia e Geografia. - Utilizar, no contexto do 1o CEB, diversas estratégias e recursos didáticos. - Selecionar conteúdos tendo em conta o currículo oficial e o desenvolvimento dos alunos. - Utilizar o método experimental como recurso pedagógico e motivação para o trabalho em sala. - Desenhar atividades experimentais adaptadas ao ano de escolaridade do grupo a que se destinam.

Conteúdos programáticos
1. Ciências Naturais, História e Geografia - da aquisição de saberes a formação do espirito científico/espírito crítico; da construção da memória a formação para uma cidadania responsável. A questão da transposição didática. 2. Análise didática dos blocos de conteúdo do Estudo do Meio 3. O Ensino Experimental das Ciências: desenho de atividades experimentais 4. História de Portugal: metodologias de ensino 5. Estratégias de ensino da Geografia

Avaliação
Debate e análise de situações, materiais e propostas didáticas no 1 Ciclo do Ensino Básico publicados em artigos científicos. Participação dos estudantes em atividades práticas. Desenho de atividades estruturadas, de acordo com os programas do 1 CEB, numa prespetiva interdisciplinar. Os estudantes são avaliados individualmente pela participação na aula (25%) e pela realização e apresentação de um trabalho interdisciplinar (75%).

Bibliografia
ALMEIDA, A. (1998). Visitas de Estudo: concepções e eficácia na aprendizagem. Lisboa: Liv. Horizonte. ISBN 9722410296. ALMEIDA, A.A.M. de [et al.] (1998) O Património local e regional: subsídios para um trabalho transdisciplinar. 1.a ed. Lisboa: Ministério da Educação. Dep. Ens. Sec. ISBN 9728417144 BARCA, I. (org.) (2001). Perspectivas em educação histórica, UM. ISBN 728098960 CACHAPUZ, A.F.; PRAIA, J. e JORGE, M. (2002) Ciência, educação em ciência e ensino das ciências. Lisboa. ME, ISBN 9727830838 CATLING, S.; TESSA W. (2009). Teaching primary geography. Exeter:Learning Matters. ISBN 9781844451920 GERSMEHL, P. (2008); Teaching geography, 2.a ed., The Guilford Press, New york. 320 p.. ISBN: 9781593857158 MARTINS, I.P. et al. (2007-2011) Coleção Explorando... guião didático para professores. Lisboa. DGIDC. ISBN 9727422411; 9789727422401; 9789727422647; 9789727422654; 9780727422647 SA, J. e VARELA, P. (2004) Crianças aprendem a pensar ciências. Porto, Porto Ed. ISBN 9720343117