Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
3° Semestre Escrita: Conceitos e Práticas
Objetivos de aprendizagem
Conhecer os mecanismos do processo de escrita, dominar os modelos concetuais que fornecem a fundamentação básica necessária ao adequado desenvolvimento da escrita, promover ambientes lúdicos e formais de escrita; reconhecer a leitura e a escrita como processos fundamentais para o desenvolvimento pessoal; identificar e superar lacunas e bloqueios de escrita; dominar as características da escrita científica e da escrita criativa. Ser capaz de produzir diversos tipos de texto e materiais didáticos para a promoção da escrita em contextos de pré-escolar e 1 Ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos programáticos
A escrita: 1.1. Relações com a escrita 1.1.1.A Escrita e a Identidade 1.1.2.As fases da escrita 1.1.2.1.1. Do processo ao produto 1.2. Os bloqueios de escrita 1.3. Do bloqueio ao prazer de escrever. 2. Atividades para o desenvolvimento da Escrita: 2.1.Técnicas e estratégias de escrita formal e criativa 2..2. Jogos de escrita criativa. 3. A escrita científica

Avaliação
Recorrer-se- á à Exposição, ao Debate, à Análise de documentos, ao Trabalho individual e ao Trabalho em grupo. Enfatiza-se a produção individual e coletiva de textos escritos. Formas de avaliação e respetiva ponderação: Trabalho individual: 60% Trabalho em Grupo: 40%.

Bibliografia
BARBEIRO, L. F. (2003). Escrita: construir a aprendizagem. Braga: Instituto de Educação e Psicologia da Universidade do Minho. CASSANY, D. (1998). Reparar la escritura. Didáctica de la corrección de lo escrito. Col. "Biblioteca de Aula", n108, 6 ed. Barcelona: Editorial Graó. CAVALCANTI, J. (2000). O Jornal como Proposta Pedagógica. São Paulo: Paulus Editora. CAVALCANTI, J. (2006). Malas que Contam Histórias. Propostas de Actividades em Contextos Lúdicos de Aprendizagem. Lisboa: Paulus Editora CAVALCANTI, J. (2014). A Leitura e a Educação Intercultural: exigência de novas práticas educativas. Revista Tendencias Pedagógicas. Faculdad de Formación de Professorado de la Universidad Autónoma de Madrid. ECO, UMBERTO (1998). Como se faz uma tese. Lisboa: Editorial Presença. NORTON, C. (2001). Os mecanismos da escrita criativa. Lisboa: Temas e Debates. RODARI, G. (1993). Gramática da fantasia: introdução à arte de contar histórias. Lisboa: Caminho.