Departamento de Formação de Professores

Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1 Ciclo do Ensino Básico
3° Semestre Didática das Expressões Artísticas em 1. Ciclo do Ensino Básico
Objetivos de aprendizagem
Conhecer diferentes modelos didáticos e formas de operacionalização desta área do saber em contexto de 1. ciclo do Ensino Básico; Compreender os interesses pedagógicos, as consequências e as finalidades da integração das expressões artísticas em 1. Ciclo do Ensino Básico; Identificar as vantagens do trabalho artístico através da interdisciplinaridade em contexto de 1 Ciclo do Ensino Básico.

Conteúdos programáticos
A didática das expressões artísticas: Diferentes modelos pedadógicos. A Educação artística em contexto contemporâneo. A Expressão Plástica e cognição. Organização da prática educativa na expressão plástica no 1 ciclo do Ensino Básico. Os conteúdos da expressão musical como instrumento de desenvolvimento de competências transversais na criança Modelos da pedagogia musical construindo atividades de acordo com propostas de Dalcroze, Orff e Schafer Dinamização de jogo simbólico e dramático Improvisação vocal Metodologia de elaboração de histórias com crianças Conceito de ensino eficaz em expressão motora e expressão e educação física-motora: tarefas de gestão. A planificação de atividades e estratégias de intervenção: concetualização e execução de projetos interdisciplinares em 1 Ciclo do Ensino Básico.

Avaliação
Exposição, Debate, Análises de documentos, Trabalho Individual e de grupo. Avaliação: Elaboração de um trabalho de grupo teórico-prático interdisciplinar centrado na realização de uma proposta de intervenção que, partindo de um tema gerador, explore as suas potencialidades como instrumentos de intervenção educativa em contexto do 1 ciclo do Ensino Básico. Este trabalho tem a ponderação de 60% da nota final ficando 40% para a realização de um trabalho individual teórico-prático.

Bibliografia
Aguirre, I. (2000). Teorias y praticas en Educación Artística, Navarra: Universidad Pública de Navarra. ISBN: 84-95075-33-4 Bachmann, M. (1998) La Ritmica Jaques-Dalcroze: una Educación por la Música y para la Música, Madrid: Ediciones Pirámide. ISBN: 84-368-1187-9 BARRET, M., (1998). Educação em Arte, Lisboa: Col., Dimensões. ISBN: 978-972-742-240-1 Beja, F. et al (2007). Jogos e projetos de Expressão Dramática. Porto: Porto Editora. ISBN: 978-972-0-01374 Bettelheim, B. (2011). A Psicanálise dos Contos de Fadas. Lisboa: Bertrand. ISBN: 978-972-252-379-0 Cruz, S. ; Carvalho, L.; e outros, (1998). Manual de Educação física - 1 ciclo do Ensino Básico. Lisboa: Edição do G.C.D.E. ISBN 972-9145-88-1 Frega A. L. (1997). Metodología comparada de la Educación Musical, Buenos Aires : CIEM (Centro de Investigación Educativa Musical) Recurso Eletrónico 78F931m Viadel, R. (coord.), (2003). Didáctica de la Educación Artística, Madrid: Pearsons Prentice Hall, ISBN:84-205-3457-9